No próximo sábado, 5 de julho, a cidade de Birmingham será palco de um evento épico para os fãs de rock e metal: a despedida do Black Sabbath, com uma última apresentação da formação original da banda no Villa Park. O evento, que reunirá alguns dos maiores ícones do gênero, também marcará o fim de uma era para os fãs do Sabbath, uma das maiores e mais influentes bandas da história do metal. Porém, um dos grandes ausentes desse evento será o Judas Priest, que, por um motivo inusitado, precisou recusar o convite para integrar o line-up dessa despedida histórica.
Embora o Judas Priest não esteja oficialmente presente no show final do Black Sabbath, a banda britânica encontrou uma maneira de prestar sua homenagem ao legado de Ozzy Osbourne e companhia. “War Pigs”, clássico imortal do álbum Paranoid (1970), que abre o disco e define muito do que viria a ser o heavy metal, ganhou uma versão incrível pelo Judas Priest, registrada em estúdio e acompanhada por um videoclipe com imagens da banda em ação.
Continua após o vídeo
A escolha de “War Pigs” não é apenas uma homenagem qualquer. Desde 2011, a banda tem usado a música como sua canção de entrada nos shows, um gesto que já se tornou tradicional para os fãs do Judas Priest ao redor do mundo. Em comunicado oficial, a banda disse:
“Temos a honra de demonstrar nosso amor por Ozzy Osbourne e pelo Black Sabbath com nossa homenagem a ‘War Pigs’, uma música que tocamos antes de todos os shows ao redor do mundo e que os fãs cantam junto, reforçando seu amor também pelo lendário Príncipe das Trevas!”
O clipe também ganhou um toque especial com a presença de Glenn Tipton, guitarrista que devido a um diagnóstico avançado de Parkinson, tem se afastado das atividades da banda nos últimos anos.
A ausência do Judas Priest na despedida do Sabbath
Apesar do soco no estômago em sabermos que não estarão em Birmingham, o Judas Priest tem uma explicação clara para sua ausência. Durante uma recente entrevista à revista Metal Hammer, Rob Halford revelou que, embora a banda tenha recebido o convite para o evento, o conflito de agenda com um show marcado ao lado do Scorpions na Alemanha no mesmo dia impossibilitou a participação.
Halford contou que Sharon Osbourne entrou em contato oferecendo a possibilidade de ele viajar para Birmingham depois de sua apresentação na Alemanha, mas, devido aos desafios logísticos e riscos de imprevistos, ele preferiu não tentar uma façanha que poderia comprometer o evento. Apesar de sua ausência, K.K. Downing, ex-guitarrista e membro fundador do Judas Priest, marcará presença no evento, representando o espírito da banda e prestando sua própria homenagem ao Black Sabbath.
Para Halford, sua presença no festival é o reconhecimento de uma amizade e respeito mútuo que vai além das apresentações ao vivo: “Todos os meus amigos vão estar lá, são grandes bandas e artistas. É um momento maravilhoso e épico para o Sabbath e para o heavy metal – reforça que Birmingham é o berço do metal.”
A despedida do Black Sabbath
Com uma quantidade impressionante de lendas do rock e do metal confirmadas para o evento de despedida, incluindo Metallica, Guns N’ Roses, Slayer, Tool, Pantera e até mesmo uma participação de Billy Corgan (Smashing Pumpkins), o evento que ocorre no sábado (05/07) promete ser uma verdadeira celebração do legado do Black Sabbath. Além disso, todos os lucros do evento serão destinados a instituições beneficentes, como a Cure Parkinson’s, em apoio à luta de Ozzy Osbourne contra a doença, e outras entidades em Birmingham.
O TMDQA! estará presente em Birmingham fazendo uma grande cobertura desse momento histórico que ocorrerá no final de semana. Em nossas redes sociais, temos preparado uma série de vídeos com a história da lendária banda – veja mais sobre aqui.
Falta pouco!
OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! METAL
Nu Metal, Metalcore, Heavy Metal, Thrash e muito mais: todo peso das guitarras aparece na Playlist TMDQA! Metal para você ouvir clássicos e conhecer novas bandas agora mesmo. Siga o TMDQA! no Spotify!