LOOM World Tour - Outubro

Um dos discos de maior impacto dos anos 90

Kirk Hammett diz qual disco do Metallica tem as melhores linhas de guitarra

Lendário guitarrista destaca fase do Metallica em que achava que sua forma de tocar era "perfeita"; saiba mais

Kirk Hammett tocando a lendária guitarra "Greeny"
Foto via Wikimedia Commons

Por trás de alguns dos riffs e solos mais memoráveis da história do Heavy Metal está a mente criativa de Kirk Hammett. O icônico guitarrista do Metallica ajudou a moldar a sonoridade da banda com sua técnica expressiva e seu senso melódico afiado, influenciando diversas gerações de músicos.

Em uma entrevista recente à Metal Hammer, o músico refletiu sobre sua trajetória no grupo e, ao ser questionado sobre em qual momento ele teve seu melhor desempenho como guitarrista, Kirk não conseguiu dar uma resposta bem firme.

No entanto, aproveitando a ocasião, Hammett acabou revelando qual disco do Metallica possui as melhores linhas de guitarra em sua visão:

“É estranho, porque a minha opinião sobre isso muda o tempo todo. Eu não fico sentado ouvindo Metallica, então às vezes toca alguma coisa e eu penso: ‘Faz cinco anos que não ouço isso! Esqueci desse som.’ Não olho para o retrovisor com muita frequência. A banda inteira é assim – a gente simplesmente segue em frente. Qual é a próxima coisa legal que podemos fazer? É simplesmente como somos. Mas eu vou dizer, houve um período em que eu achava que minha forma de tocar era perfeita, e esse período foi o ‘The Black Album’. Aqueles solos se escreveram sozinhos! Quase todos deram certo instantaneamente.”

Concorda por aí?

Kirk Hammett é fã das guitarras do Black Album do Metallica

O emblemático disco homônimo da banda, mais conhecido como The Black Album, foi um dos lançamentos de maior impacto dos anos 90 e deixou um legado que repercute até hoje entre os amantes de rock.

A obra lançada em 1991 apresentou clássicos como “Enter Sandman”, “Nothing Else Matters” e “Sad But True”, sendo aclamada pela crítica e pelo público por conta da mudança feita na sonoridade da banda. Ali, o grupo explorou melodias mais simples, optando às vezes por um ritmo mais lento e que se aproximou da raiz do Heavy Metal. Com isso, a banda encontrou um estilo inovador, mais refinado e ainda assim pesado.

Apesar de Kirk Hammett ter destacado a fluidez do processo envolvendo os solos do The Black Album, o músico apontou que nem tudo foi tão simples. Ele explicou:

“Houve apenas algumas coisas para as quais eu não estava preparado, e essas foram o solo de ‘The Unforgiven’, que é bem documentado, e o solo de ‘My Friend Of Misery’. Mas como o solo de ‘The Unforgiven’ acabou sendo tão espontâneo, isso me fez querer fazer todos eles assim a partir daquele momento.”

Na entrevista, o lendário guitarrista falou ainda sobre seu novo livro The Collection: Kirk Hammett, de 400 páginas, focado em sua impressionante coleção de guitarras. Ele ainda comentou sobre guitarristas modernos, o show do Metallica no evento de despedida do Black Sabbath, e a continuação da turnê M72. Você pode ler o papo na íntegra aqui.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! METAL

Nu Metal, Metalcore, Heavy Metal, Thrash e muito mais: todo peso das guitarras aparece na Playlist TMDQA! Metal para você ouvir clássicos e conhecer novas bandas agora mesmo. Siga o TMDQA! no Spotify!