No início deste mês, a Walt Disney Pictures abriu processo junto com a Comcast contra a Midjourney por suposta apropriação indébita de materiais protegidos por direitos autorais e se tornou um dos primeiros grandes estúdios a encarar uma batalha judicial desafiando empresas desenvolvedoras de Inteligência Artificial.
A companhia, dona também de um dos serviços de streaming mais populares do mundo, o Disney+, afirma que notificações formais foram ignoradas e acusa a Midjourney, startup que desenvolve ferramentas para gerar imagens a partir de descrições em texto, de utilizar personagens sem autorização.
De acorso com a Gamespot, alguns dos personagens protegidos pela lei do direito autoral e que foram violados pela Midjourney são Darth Vader, da franquia Star Wars, e Deadpool, anti-herói que aparece nas produções da Marvel.
Disney pode ter mudado de ideia sobre uso de Inteligência Artificial
No entanto, há relatos de que a Disney estaria negociando uma possível parceria com outra gigante da Inteligência Artificial: a OpenAI, mais conhecida pelo ChatGPT.
Conforme relatado pela Bloomberg, a gigante do cinema “não está interessada em licenciar sua biblioteca completa para ninguém”, mas segue os passos do YouTube, The Atlantic e Vox Media em relação a um possível acordo com a OpenAI.
Em entrevista à Bloomberg, o advogado da Disney, Horacio Gutierrez, explicou:
“[O processo] faz parte de uma campanha para proteger nossos direitos de propriedade intelectual no mundo da IA generativa. Este é o nosso primeiro caso, mas provavelmente não será o último.”
Pelo visto muita água ainda vai rolar!
Ozzy Osbourne quase foi um astro de filme da Disney
Por falar em Disney, em entrevista recente, Sharon Osbourne falou sobre sua experiência na área de gestão artística e, como filha do lendário executivo e empresário musical Don Arden, a esposa de Ozzy Osbourne acumula muitos sucessos com seu gerenciamento, mas também alguns arrependimentos.
Tendo começado como empresária do guitarrista irlandês Gary Moore e cuidado dos assuntos cotidianos da Electric Light Orchestra, Sharon se tornou empresária de Ozzy após sua demissão do Black Sabbath em 1979, e é justamente de uma história envolvendo o seu marido e a Disney que ela se arrepende, como você pode saber mais aqui.
OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! RADAR
Quer ouvir artistas e bandas que estão começando a despontar com trabalhos ótimos mas ainda têm pouca visibilidade? Siga a Playlist TMDQA! Radar para conhecer seus novos músicos favoritos em um só lugar e aproveite para seguir o TMDQA! no Spotify!