LOOM World Tour - Outubro

Duras críticas feitas pelo lendário guitarrista

10 vezes em que Keith Richards, dos Rolling Stones, detonou lendas do Rock

Confira o que o lendário guitarrista dos Rolling Stones já comentou sobre seus colegas da indústria

Keith Richards
Crédito: reprodução

Keith Richards pode até ser conhecido como um dos guitarristas mais influentes da história do Rock, mas a carreira da lenda dos Rolling Stones também é marcada por seus comentários ácidos e, muitas vezes, debochados.

Ao longo de sua trajetória, o músico nunca mediu suas palavras para fazer críticas aos seus colegas da indústria musical. E suas opiniões contemplavam tanto novos artistas como outros grandes astros do Rock, incluindo desde bandas icônicas como Black Sabbath e Led Zeppelin até saudosos artistas como Prince e David Bowie.

E, se você pensa que ele nunca criticou nenhum dos seus companheiros de banda, você está enganado: nem mesmo os membros dos Stones escaparam da língua afiada de Richards!

Confira a seguir uma lista reunida pelo Far Out com dez bandas e artistas que já foram detonados por Keith Richards!

10 vezes em que Keith Richards detonou lendas do Rock

Bee Gees

Keith Richards ficou bastante incomodado com os vocais agudos dos integrantes dos Bee Gees, apontando que eles provocavam a impressão de que a banda pop representava a adolescência de forma quase literal em suas performances. Ao ser perguntado sobre o que ele achava da banda, o guitarrista disse:

“Bem, eles estão em seu próprio mundinho de fantasia. Basta ler o que eles falam nas entrevistas… quantos ternos eles têm e esse tipo de bobagem. É tudo coisa de criança, não é?”

Beatles

Nas diversas vezes em que Richards falou dos Beatles, o músico não economizou nas críticas. Para o guitarrista dos Stones, o Fab Four teria atingido o auge antes mesmo de alcançar a fama:

“Acho que os Beatles já passaram do auge da carreira antes mesmo de se tornarem famosos”.

Ao falar especificamente sobre o disco Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band, Keith compartilhou algo mais direto e sobrou até para sua própria banda no caminho:

“Acho que eles se empolgaram. Por que não? Se você fosse os Beatles nos anos 60, você simplesmente se empolgaria — você esquece o que queria fazer. Você está começando a fazer o ‘Sgt. Peppers’ . Algumas pessoas acham que é um álbum genial, mas eu acho que é uma mistura péssima, tipo ‘Satanic Majesties’.”

The Band

Keith declarou certa vez que ficou “decepcionado” ao ver a The Band tocando em um show de Bob Dylan. Sem papas na língua, ele criticou:

“Dylan estava lindo, principalmente quando cantava as músicas sozinho. Ele tem um ritmo único que só parece transparecer quando ele toca sozinho. The Band era muito rigorosa. Eles tocavam juntos há muito, muito tempo, e o que eu não conseguia entender era a falta de espontaneidade deles.”

Crítica válida?

Led Zeppelin

Richards conseguiu apontar defeitos até mesmo no icônico Led Zeppelin e em seu vocalista Robert Plant. O guitarrista explicou que seu ranço com o líder do Zeppelin estava relacionado à voz do cantor:

“Toquei o álbum deles algumas vezes quando o comprei, mas então a voz do cara começou a me dar nos nervos. Não sei por quê. Talvez ele seja um pouco acrobático demais.”

Apesar das críticas, em outro momento, Keith reservou alguns elogios à banda, apontando que Jimmy Page é um ótimo guitarrista e muito respeitado. Ele chegou a afirmar: “Para mim, o Led Zeppelin é o Jimmy Page, se você quiser resumir a história”.

David Bowie

Davie Bowie foi um artista que deixou Keith Richards intrigado. Após ter descrito “Changes” do disco Hunky Dory como um clássico, o músico rapidamente minimizou o impacto do restante da obra do camaleão do rock:

“Não consigo pensar em mais nada que ele tenha feito que me deixaria de cabelo em pé.”

Demonstrando ainda mais aversão pelo trabalho de Bowie, Keith chegou a dizer mais tarde:

“É tudo pose. É tudo pose de merda. Não tem nada a ver com música. Ele também sabe disso”.

Prince

Mesmo Prince tendo sido um dos artistas mais importantes da música na década de 1980, Keith Richards não o enxergava dessa forma. Ao ser questionado sobre o músico, o guitarrista o alfinetou:

“Um anão superestimado. Prince precisa descobrir o que significa ser um príncipe. Esse é o problema de se conferir um título antes de prová-lo. A atitude dele quando abriu para nós… foi um insulto ao nosso público. Você não tenta roubar a cena assim quando está tocando para um público dos Stones. Ele é um príncipe que já se acha rei. Boa sorte para ele.”

Elton John

Keith Richards e Elton John trocaram algumas farpas durante suas carreiras. Após John ter lançado uma versão de “Candle in the Wind” em homenagem à falecida Princesa Diana, o guitarrista dos Stones declarou:

“[Elton é] uma vadia velha… suas composições se limitam a canções sobre loiras mortas.”

Elton não se calou e respondeu no mesmo nível:

“Seria horrível ser como Keith Richards. Ele é patético. É como um macaco com artrite tentando subir no palco e parecer jovem. Tenho muito respeito pelos Stones, mas eles teriam se saído melhor se tivessem expulsado Keith há 15 anos”.

Black Sabbath e Metallica

Sem falar especificamente sobre o Black Sabbath, Keith Richards certa vez explicou seu sentimento pela música pesada ao expressar sua admiração pelo Reggae no documentário Under the Influence. Ele disse:

“O que eu amo no reggae é que é tudo tão natural, não há nada daquela coisa forçada da qual eu estava me cansando no rock”.

Depois, acrescentou:

“Eu nunca me canso de rock ‘n’ roll, mas ‘rock’ é uma versão do homem branco, e eles a transformam em uma marcha, essa é a versão [moderna] do rock. Com licença, eu prefiro o roll.”

Sendo mais direto sobre bandas de Metal pelas quais ele sente um certo desafeto, o músico debochou de duas lendas do gênero:

“[O heavy metal] é maçante para mim. Milhões estão apaixonados pelo Metallica e Black Sabbath. Eu só penso que eles são ótimas piadas.”

Mick Jagger

Os Rolling Stones podem nunca ter se separado, mas o grupo presenciou fortes embates entre Mick Jagger e Keith Richards. Uma vez, o guitarrista relembrou o tempo em que trabalhou com o vocalista no disco Rain Dogs, de Tom Waits:

“Escrevemos músicas juntos por um tempo e foi divertido, [mas] ele realmente não se lembra de nada nem anota nada. Então, você toca por uma hora e ele gritava do outro lado da sala: ‘Escrivão!’ E eu olhava ao redor. ‘Escrivão? Quem é o escrivão?’ E ele repetia, agora apontando para mim.”

Aí fica difícil mesmo…

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! CLASSICS

Clássicos incontestáveis do Rock And Roll e da Música Brasileira aparecem nessa seleção especial do Tenho Mais Discos Que Amigos! Siga a Playlist TMDQA! Classics e aproveite para viajar no tempo com muita nostalgia. Aproveite e siga o TMDQA! no Spotify!