O topo das paradas musicais costuma ser visto como o selo máximo de sucesso para um artista. No entanto, isso nem sempre garante que uma música vai ou não entrar para a história, principalmente no Rock.
Muitas músicas que nunca chegaram ao primeiro lugar acabaram conquistando algo ainda mais valioso: um lugar definitivo na cultura popular e nos corações dos fãs no mundo inteiro. E, é claro, todas elas têm seu impacto medido por sua longevidade, influência e presença constante em shows, filmes, trilhas sonoras e mais, ao invés de apenas números.
Nesta lista, celebramos 10 faixas eternas do Rock que, apesar de nunca terem alcançado o topo dos rankings, se tornaram verdadeiros hinos — atemporais, indispensáveis e imortais.
Bora!
10 hinos do Rock que não chegaram ao primeiro lugar
1. “Purple Haze” – Jimi Hendrix (1967)
Lançada em 1967 como o segundo single de Jimi Hendrix e posteriormente incluída na versão norte-americana do álbum Are You Experienced, “Purple Haze” é um dos marcos do rock psicodélico.
Com distorções inovadoras e uma sonoridade revolucionária para a época, a música ajudou a consolidar Hendrix como um gênio da guitarra. Ainda assim, alcançou apenas a 65ª posição na Billboard Hot 100. No Reino Unido, chegou ao 3º lugar.
2. “Free Bird” – Lynyrd Skynyrd (1973)
Presente no álbum de estreia da banda, Pronounced ‘Lĕh-‘nérd ‘Skin-‘nérd, lançado em 1973, “Free Bird” se tornou um hino do rock sulista. Conhecida pelo solo final que ultrapassa os quatro minutos, a faixa é uma verdadeira explosão. Mesmo assim, chegou apenas à 19ª posição no Hot 100 em 1975. Hoje, é presença garantida em shows e tributos.
3. “Rock You Like a Hurricane” – Scorpions (1984)
A faixa foi o carro-chefe do álbum Love at First Sting, lançado em 1984, e ajudou o Scorpions a entrar de vez no mercado americano. Com riffs cortantes, “Rock You Like a Hurricane” é um dos maiores hinos do hard rock oitentista. Apesar disso, seu pico foi o 25º lugar na Billboard Hot 100.
4. “Comfortably Numb” – Pink Floyd (1979)
Parte do monumental álbum The Wall, de 1979, “Comfortably Numb” é uma das verdadeiras obras-primas do Pink Floyd. A canção representa o conflito entre introspecção e alienação, tema central do disco. Além disso, os solos de guitarra de David Gilmour são considerados alguns dos melhores da história. Ainda assim, a música nunca foi um hit comercial: não passou das posições medianas nas rádios.
5. “Here Comes the Sun” – The Beatles (1969)
Lançada em Abbey Road (1969), a última gravação oficial dos Beatles como banda, “Here Comes the Sun” foi escrita por George Harrison e se tornou uma de suas composições mais amadas. Curiosamente, não foi lançada como single na época e, por isso, ficou de fora das paradas. Décadas depois, tornou-se a música mais tocada dos Beatles no Spotify.
6. “You Shook Me All Night Long” – AC/DC (1980)
Presente no lendário Back in Black, de 1980 — um dos álbuns mais vendidos da história -, a música marcou a chegada de Brian Johnson nos vocais após a morte de Bon Scott. Com um refrão inesquecível, virou um dos maiores hinos do Rock. No entanto, atingiu apenas o 35º lugar na Billboard Hot 100.
7. “Stairway to Heaven” – Led Zeppelin (1971)
Lançada no álbum Led Zeppelin IV, de 1971, “Stairway to Heaven” é frequentemente citada como a maior canção de Rock de todos os tempos. Apesar disso, nunca foi lançada como single nos EUA, por decisão da própria banda, o que a excluiu das paradas. Mesmo assim, foi uma das músicas mais tocadas nas rádios americanas durante anos.
8. “Tiny Dancer” – Elton John (1971)
Lançada em 1971 como parte do álbum Madman Across the Water, “Tiny Dancer” traz uma letra poética escrita por Bernie Taupin, inspirada nas mulheres da Califórnia, e um arranjo orquestral que combina com a intensidade emocional da canção.
Na época, a música alcançou apenas o 41º lugar na Billboard. Foi redescoberta décadas depois, especialmente após o filme Quase Famosos (2000), e se tornou um dos maiores momentos dos shows de Elton John.
9. “Don’t Stop Me Now” – Queen (1978)
Incluída no álbum Jazz, de 1978, “Don’t Stop Me Now” foi lançada como single no início de 1979. Mesmo com toda sua energia contagiante, não teve grande sucesso nas paradas: chegou ao 9º lugar no Reino Unido e apenas ao 86º nos EUA. Mesmo assim, se tornou uma das canções mais adoradas da banda, com status de clássico.
10. “Landslide” – Fleetwood Mac (1975)
Parte do primeiro álbum da formação clássica da banda com Stevie Nicks e Lindsey Buckingham, Fleetwood Mac (1975), “Landslide” é uma das baladas mais bonitas que Nicks já escreveu. Na época, não foi lançada como single, mas foi redescoberta e lançada anos depois em versão ao vivo. Mesmo assim, nunca passou da 51ª posição na Billboard.
OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! RADAR
Quer ouvir artistas e bandas que estão começando a despontar com trabalhos ótimos mas ainda têm pouca visibilidade? Siga a Playlist TMDQA! Radar para conhecer seus novos músicos favoritos em um só lugar e aproveite para seguir o TMDQA! no Spotify!