Além de sua aclamada carreira solo, Iggy Pop se tornou um nome influente da indústria musical por ter marcado o Rock com o The Stooges.
A banda formada no final dos anos 60 é considerada uma das precursoras do Punk, sendo sempre enaltecida como símbolo do som batizado como “Proto-Punk”.
Apesar do som mais pesado, que também inclui elementos de psicodelia, garage rock e mais, Iggy é dono de um gosto musical versátil que inclui desde astros do rock tradicional até grandes nomes do jazz e do art rock, e foi toda essa mistura que criou sua sonoridade tão única.
Em entrevista ao portal EW (via Far Out), Iggy Pop revelou seus 12 discos preferidos e fez comentários sobre cada uma das obras que entraram na sua lista.
A seleção inclui desde o álbum icônico Bringing It All Back Home, em que Bob Dylan apresentou uma mistura entre guitarra elétrica e acústica, até In the Wee Small Hours, de Frank Sinatra, que mostra o astro cantando sobre temas como isolamento, crises existenciais e depressão de uma forma emotiva.
Confira a lista completa logo abaixo!
Os 12 discos preferidos de Iggy Pop
1. Bob Dylan – Bringing It All Back Home
“Passei o verão do meu 18º ano estudando este álbum e um dos Stones. Capa ótima, composição incrível. A inspiradora falta de habilidade vocal me deu esperança.”
2. The Rolling Stones – 12 X 5
“Tem uma foto deles com uma aparência realmente doentia na capa. Descobri depois que foi tirada por David Bailey, um fotógrafo/criador de imagens muito sofisticado.”
3. David Bowie – Station to Station
“É um disco muito emocionante. É curto. Todos os meus discos favoritos são realmente curtos.”
4. Frank Sinatra – In the Wee Small Hours
“Esse é bom. Há um culto tão grande em torno dele, que os fãs [mais fervorosos] têm um nome para esse período — seu período de pathos ou algo assim —, em que ele canta canções de perda em um ambiente intimista. Ele se destaca nisso.”
5. Trilha sonora de The Indian Runner
“Esta é a trilha sonora de um filme dirigido por Sean Penn. Metade dela é uma trilha sonora folk-blues realmente elegante de Jack Nitzsche. A outra metade são músicas das bandas hippies favoritas de Sean, como Traffic, Creedence e Jefferson Airplane.”
6. Marty Robbins – Gunfighter Ballads and Trail Songs
“Seu grande sucesso foi ‘El Paso’. Coisas como essa ou Hank Williams são o mais perto que consigo chegar do country.”
7. James Brown – Star Time
“Eu ouço muito isso. Consistente é uma palavra muito inadequada para a banda dele.”
8. The Jimi Hendrix Experience – Are You Experienced?
“Quando foi lançado, nada mais havia soado assim. Superespecial.”
9. The Beatles – Rubber Soul
“Isso foi logo depois que eles escreveram seus sucessos fofos e um pouco mais de tristeza estava surgindo. Mas eles ainda não tinham entrado na fase de ‘essa música vai ter 12 minutos de duração e eu estou deprimido’, então aguento isso.”
10. John Coltrane – The Heavyweight Champion
“Você pode colocar para tocar no carro, antes do jantar, se estiver sozinho — ele sempre flui muito bem. Provavelmente mais do que qualquer outro artista, eu o ouço.”
11. Louis Armstrong – The Complete Hot Five and Hot Seven Recordings, Vol. 1
“Sinistro, assustador e, às vezes, irônico. Uma forma de tocar muito legal.”
12. RL Burnside – Too Bad Jim
“Como uma boa cutucada afiada com uma vara curta e afiada. Acabei de comprar o álbum do Killers. Não quero ouvir o Killers. Quero ouvir isso!”
OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO
Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!