"Acho que eles se empolgaram"

5 artistas que odiaram o lendário disco "Sgt. Pepper’s", dos Beatles

Descubra o que astros da indústria musical falaram sobre o revolucionário disco do Fab Four

The Beatles - Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band

Há quase exatos 58 anos, em 1 de Junho de 1967, os Beatles lançaram no Reino Unido o seu disco mais ousado: Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band.

O oitavo álbum de estúdio do quarteto britânico se tornou um marco tanto na carreira da banda como na década de 1960 ao celebrar a psicodelia, apresentar experimentações sonoras, e enaltecer os ideais da contracultura.

Apesar de ser considerado por muitos fãs, críticos e lendas da música como um dos melhores trabalhos daquela época e de todos os tempos, nem todos compartilharam desse entusiasmo.

Ao longo dos anos, artistas de destaque – e até mesmo integrantes do Fab Four – manifestaram sua insatisfação com o projeto, apontando excessos que, em suas opiniões, fizeram a banda perder seu rumo.

Confira abaixo quais artistas já compartilharam sua aversão por Sgt Pepper’s Lonely Hearts Club Band e leia o que eles disseram sobre o emblemático álbum dos Beatles!

5 artistas que odiavam Sgt. Pepper’s, dos Beatles

Keith Richards

Os Beatles e os Rolling Stones eram constantemente comparados, e isso ficou ainda mais em evidência quando as bandas eram consideradas as principais representantes do rock britânico. Isso só piorou com a chegada do disco Their Satanic Majesties Request, lançado pelos Stones em 1967, que foi descrito por muitas pessoas como “nítida cópia de Sgt. Pepper’s“.

Keith Richards, icônico guitarrista dos Stones, comentou a similaridade entre as obras e apontou que o disco do quarteto não era um dos seus favoritos pelos mesmos motivos que foram apontados por pessoas que não gostavam de Satanic Majesties:

“Eu entendo — os Beatles soavam ótimos quando eram os Beatles. Mas não há muitas raízes naquela música. Acho que eles se empolgaram. Por que não? Se você é os Beatles nos anos 60, você simplesmente se empolga — você esquece o que queria fazer. Você está começando a fazer ‘Sgt. Pepper’. Algumas pessoas acham que é um álbum genial, mas eu acho que é uma mistura de lixo, meio que como ‘Satanic Majesties’.”

Ray Davies

Após os Beatles lançarem Sgt Pepper’s, muitas bandas passaram a entender o que significava um álbum conceitual e se sentiram mais livres para explorar o formato. Porém, Ray Davies, vocalista do The Kinks, supostamente já tinha planos de trabalhar um disco mais conceitual, e acabou sentindo que foi ultrapassado pela obra dos Beatles.

Em 1968, o The Kinks disponibilizou seu disco Village Green Preservation Society, que também foi considerado um trabalho conceitual e que apresenta uma narrativa mais fácil e com mais críticas sociais do que a obra do Fab Four, mas Ray nunca superou o fato de ter ficado pra trás dessa forma.

Billy Childish

Billy Childish teve a mesma impressão de Keith Richards sobre Sgt. Pepper’s. Para os músicos, o quarteto foi prejudicado por seu próprio sucesso e acabou seguindo por um caminho artístico complicado ao lançar o ousado disco.

Certa vez, Childish explicou:

“Parece que levou seis meses para sair. Os Beatles foram vítimas do sucesso. Isso é rock mediano para encanadores. Ou pessoas que dirigem Citroëns — o tipo de hippies corporativos que arruinaram o rock. Comprei no dia em que saiu: era ideal para uma criança de sete anos. Hoje em dia, bem, é minha opinião que representa a morte dos Beatles como uma banda de rock’n’roll e o nascimento deles como ‘music hall’, o que dificilmente é uma vitória.”

John Lennon

John Lennon foi fundamental para o sucesso alcançado pelos Beatles mas, depois do fim do grupo, ele não economizou nas palavras ao discutir alguns dos trabalhos lançados por eles.

Ao falar sobre seus discos preferidos dos Beatles, Lennon descartou Sgt. Pepper’s, que teve participação maior de Paul McCartney, e apontou que o White Album tinha muito mais a oferecer:

“Eu sempre preferi este a todos os outros álbuns, incluindo ‘Pepper’, porque eu achava que a música era melhor. O mito do ‘Pepper’ é maior, mas a música no ‘White Album’ é muito superior, eu acho.”

Apesar disso, John também desprezou muitas faixas que ele mesmo tinha contribuído na composição, apontando que “Good Morning Good Morning” era “descartável” e um “pedaço de lixo”. O maior crítico sempre era ele mesmo, né?

George Harrison

Apesar de não ter sentido tanto ódio pelo polêmico disco dos Beatles como John Lennon, o saudoso George Harrison também expressou sua decepção com o álbum através da música que ele compôs para a obra, “Only a Northern Song”.

Harrison a escreveu para ser incluída no disco, mas seus companheiros da banda não ficaram muito animados com a canção e até ele próprio eventualmenteperdeu o interesse por ela.

O produtor musical George Martin chegou a dizer que a música o deixou “decepcionado que George não tenha apresentado algo melhor”, o que refletia o momento do músico com o domínio de John e especialmente Paul nas composições. A faixa não foi lançada no álbum oficial mas, depois de ser arquivada, foi incluída em Yellow Submarine.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! CLASSICS

Clássicos incontestáveis do Rock And Roll e da Música Brasileira aparecem nessa seleção especial do Tenho Mais Discos Que Amigos! Siga a Playlist TMDQA! Classics e aproveite para viajar no tempo com muita nostalgia. Aproveite e siga o TMDQA! no Spotify!