O cinema quase sempre tenta buscar inspiração em grandes histórias, sejam elas de ficção, adaptadas de livros ou baseadas em acontecimentos reais. Entre as diversas narrativas existentes, uma que costuma impactar bastante o público são aquelas que retratam a vida de astros do Rock.
Essas obras não apenas provocam nostalgia ao resgatar músicas que marcaram época, mas exploram trajetórias intensas, intrigantes, e por vezes trágicas de artistas que ajudaram a moldar um estilo e que definiram gerações.
Quando essas histórias reais ganham vida ao serem interpretadas por grandes atores, é comum que o resultado seja impactante. Isso porque não se trata apenas de ser fisicamente parecido com o artista em questão ou saber imitar seus trejeitos – o desafio é capturar a essência desses músicos e conseguir transmitir isso com emoção.
Reunimos abaixo uma lista com 10 atuações icônicas que conseguiram levar para as telas dos cinemas a verdadeira essência de astros do rock!
10 atuações icônicas que trouxeram astros do Rock à vida no cinema
Val Kilmer (Jim Morrison)
Val Kilmer deu vida ao emblemático e saudoso cantor do The Doors, Jim Morrison, no filme biográfico de Oliver Stone, The Doors, de 1991. A interpretação do ator – que nos deixou em Abril deste ano – foi extremamente elogiada e recebeu um feedback positivo até mesmo de um dos integrantes da banda, como você pode ver aqui.
Jamie Foxx (Ray Charles)
Jamie Foxx interpretou o icônico Ray Charles no filme Ray de 2004 e recebeu o Oscar de melhor ator por sua performance. A obra retrata a trajetória do músico que perdeu a visão aos sete anos de idade e que encontrou seu dom através do piano. O artista marcou a história da música ao mesclar o R&B com elementos do Rock, da música Gospel e mais.
Rami Malek (Freddie Mercury)
Após Sacha Baron Cohen ter abandonado o projeto do filme Bohemian Rhapsody, o ator Rami Malek assumiu o papel do saudoso e brilhante Freddie Mercury e foi extremamente aclamado por sua atuação. Com sua interpretação impecável no filme biográfico do Queen, Malek ajudou a fazer com que o filme musical fosse um sucesso de bilheteria.
Angela Bassett (Tina Turner)
Angela Bassett foi indicada ao Oscar após estrelar em 1993 o filme What’s Love Got to Do with It, uma obra biográfica da lendária cantora e compositora Tina Turner. Apesar de não ter sido apoiado pela família Turner, o filme foi um sucesso de crítica e público. Ele aborda o conflituoso relacionamento de Tina com seu empresário e marido Ike e mostra a ascensão da cantora na vida artística.
Taron Egerton (Elton John)
O filme biográfico do icônico Elton John, Rocketman, foi estrelado pelo talentosíssimo Taron Egerton. A obra conta a história da vida do músico britânico, abordando tanto seus momentos de glória como suas lutas com depressão, abuso de substâncias e aceitação de sua orientação sexual.
Austin Butler (Elvis Presley)
Austin Butler recebeu uma indicação ao Oscar por sua interpretação brilhante de Elvis Presley no filme de 2022 Elvis, dirigido por Baz Luhrmann. O ator norte-americano chamou atenção por conta da semelhança entre sua voz e a do saudoso Rei do Rock, levando ao cinema uma interpretação bastante fidedigna.
Timothée Chalamet (Bob Dylan)
Timothée Chalamet atraiu olhares ao interpretar o lendário Bob Dylan no filme biográfico Um Completo Desconhecido, inspirado na transformação de Dylan da música folk e sua decisão de usar instrumentos eletrônicos no Newport Folk Festival de 1965. O ator de 28 anos se mostrou emocionado ao receber elogios do próprio cantor e disse que a validação do músico era “profundamente gratificante”, além de ter sido indicado ao Oscar.
Jesuíta Barbosa (Ney Matogrosso)
Já entre as obras brasileiras, é impossível não começar destacando a atuação impecável de Jesuíta Barbosa, que deu vida ao gigante Ney Matogrosso na cinebiografia Homem com H, recém-lançada no cinema. O filme apresenta a intensa trajetória de Ney desde a infância até se tornar um dos maiores nomes da música e cultura brasileira.
Daniel de Oliveira (Cazuza)
Em 2004, o ótimo ator Daniel de Oliveira interpretou o genial Cazuza, que nos deixou cedo demais. No filme Cazuza – O Tempo Não Para, a vida polêmica e intensa do cantor carioca é retratada, mostrando o começo de sua carreira com o Barão Vermelho, sua carreira solo, sua luta contra a AIDS e sua morte precoce em 1990.
Chay Suede (Erasmo Carlos)
No filme Minha Fama de Mau, lançado em 2019, o ator Chay Suede assumiu o papel do saudoso Erasmo Carlos, interpretando o astro em sua juventude. A obra mostra o início de sua relação com a música e seu encontro com Roberto Carlos, interpretado por Gabriel Leone, além de retratar a Jovem Guarda, que também teve destaque com Wanderlea, interpretada por Malu Rodrigues. O filme mergulha na carreira e na vida do músico que se tornou o eterno Tremendão.
OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! CLASSICS
Clássicos incontestáveis do Rock And Roll e da Música Brasileira aparecem nessa seleção especial do Tenho Mais Discos Que Amigos! Siga a Playlist TMDQA! Classics e aproveite para viajar no tempo com muita nostalgia. Aproveite e siga o TMDQA! no Spotify!