Ficou perdido com o tanto de conteúdo que foi produzido na última semana sobre o Festival de Cannes 2025? Agora que o evento chegou ao fim, o TMDQA! reuniu o que aconteceu de mais importante. Tivemos muitos destaques especiais, com uma edição marcada por discursos políticos e vitórias históricas para o Brasil.
Confira os grandes destaques da 77ª edição do maior festival de cinema do mundo!
Palma de Ouro vai para o Irã
Prêmio mais importante de Cannes, a Palma de Ouro foi para o cineasta iraniano Jafar Panahi, com o filme It Was Just an Accident. Rodado clandestinamente em Teerã, o longa é um drama satírico que conta a história de prisioneiros do regime – uma alusão à trajetória do próprio diretor, que esteve proibido de sair do país por 15 anos.
Panahi subiu no palco para receber a tão desejada Palma de Ouro e emocionou o público, com um discurso em defesa da liberdade de expressão no Irã.
Brasil faz história
O cinema brasileiro realmente está em uma grande fase. Depois de vencer seu primeiro Oscar, com Fernanda Torres, o país viveu um momento histórico com O Agente Secreto, longa que conquistou dois prêmios importantes: Melhor Direção, com Kleber Mendonça Filho, e Melhor Ator, com Wagner Moura.
O filme se passa no Recife de 1977, durante a ditadura militar, e acompanha Marcelo, um especialista em tecnologia envolvido em conspirações políticas. O longa ainda venceu o Prêmio da Crítica Internacional (FIPRESCI).
Outros premiados de Cannes 2025
Alguns grandes filmes foram premiados no festival de Cannes e artistas de todo o mundo puderam comemorar o reconhecimento pelos seus trabalhos. Veja quais foram essas obras, pois vale a pena colocá-las no radar para o futuro próximo:
- Grand Prix: Sentimental Value, de Joachim Trier (Noruega)
- Prêmio do Júri: empate entre Sirât (Oliver Laxe) e Sound of Falling (Mascha Schilinski)
- Melhor Atriz: Nadia Melliti (La Petite Dernière)
- Melhor Roteiro: Jean-Pierre e Luc Dardenne (Young Mothers)
- Prêmio Especial do Júri: Resurrection, de Bi Gan (China)
- Câmera de Ouro: The President’s Cake, de Hasan Hadi (Iraque)
- Palmas de Ouro Honorárias: Robert De Niro e Denzel Washington
Cannes 2025: cinema e política
A edição de 2025 deixou claro que Cannes continua sendo palco para grandes protestos políticos. É em ocasiões assim que lembramos como o cinema provocativo é uma eficiente ferramenta de denúncia.
A consagração de Jafar Panahi e a aclamação internacional de O Agente Secreto mostram que o cinema político segue mais vivo e mais forte do que nunca.
Para fechar, a cerimônia de encerramento do festival foi marcada por um apagão que atingiu Cannes e outras regiões do sudeste francês. Autoridades ainda investigam o que teria causado a queda de energia, já que há suspeitas de sabotagem.
OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! LANÇAMENTOS
Quer ficar por dentro dos principais lançamentos nacionais e internacionais? Siga a Playlist TMDQA! Lançamentos e descubra o que há de melhor do mainstream ao underground; aproveite e siga o TMDQA! no Spotify!