LOOM World Tour - Outubro

Teve prêmio pro Brasil!

Tudo que você precisa saber sobre o Festival de Cannes 2025

Elenco de O Agente Secreto no Festival de Cannes 2025
Elenco de O Agente Secreto no Festival de Cannes 2025 (Foto: Reprodução/Youtube)

Ficou perdido com o tanto de conteúdo que foi produzido na última semana sobre o Festival de Cannes 2025? Agora que o evento chegou ao fim, o TMDQA! reuniu o que aconteceu de mais importante. Tivemos muitos destaques especiais, com uma edição marcada por discursos políticos e vitórias históricas para o Brasil.

Confira os grandes destaques da 77ª edição do maior festival de cinema do mundo!

Palma de Ouro vai para o Irã

Prêmio mais importante de Cannes, a Palma de Ouro foi para o cineasta iraniano Jafar Panahi, com o filme It Was Just an Accident. Rodado clandestinamente em Teerã, o longa é um drama satírico que conta a história de prisioneiros do regime – uma alusão à trajetória do próprio diretor, que esteve proibido de sair do país por 15 anos.

Panahi subiu no palco para receber a tão desejada Palma de Ouro e emocionou o público, com um discurso em defesa da liberdade de expressão no Irã.

Jafar Panahi, vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes 2025
Jafar Panahi, vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes 2025 (Foto: Reprodução/Youtube)

Brasil faz história

O cinema brasileiro realmente está em uma grande fase. Depois de vencer seu primeiro Oscar, com Fernanda Torres, o país viveu um momento histórico com O Agente Secreto, longa que conquistou dois prêmios importantes: Melhor Direção, com Kleber Mendonça Filho, e Melhor Ator, com Wagner Moura.

O filme se passa no Recife de 1977, durante a ditadura militar, e acompanha Marcelo, um especialista em tecnologia envolvido em conspirações políticas. O longa ainda venceu o Prêmio da Crítica Internacional (FIPRESCI).

cena do filme o agente secreto
O Agente Secreto (Foto: Victor Jucá/Primeiro Plano)

Outros premiados de Cannes 2025

Alguns grandes filmes foram premiados no festival de Cannes e artistas de todo o mundo puderam comemorar o reconhecimento pelos seus trabalhos. Veja quais foram essas obras, pois vale a pena colocá-las no radar para o futuro próximo:

  • Grand Prix: Sentimental Value, de Joachim Trier (Noruega)
  • Prêmio do Júri: empate entre Sirât (Oliver Laxe) e Sound of Falling (Mascha Schilinski)
  • Melhor Atriz: Nadia Melliti (La Petite Dernière)
  • Melhor Roteiro: Jean-Pierre e Luc Dardenne (Young Mothers)
  • Prêmio Especial do Júri: Resurrection, de Bi Gan (China)
  • Câmera de Ouro: The President’s Cake, de Hasan Hadi (Iraque)
  • Palmas de Ouro Honorárias: Robert De Niro e Denzel Washington

Cannes 2025: cinema e política

A edição de 2025 deixou claro que Cannes continua sendo palco para grandes protestos políticos. É em ocasiões assim que lembramos como o cinema provocativo é uma eficiente ferramenta de denúncia.

A consagração de Jafar Panahi e a aclamação internacional de O Agente Secreto mostram que o cinema político segue mais vivo e mais forte do que nunca.

Para fechar, a cerimônia de encerramento do festival foi marcada por um apagão que atingiu Cannes e outras regiões do sudeste francês. Autoridades ainda investigam o que teria causado a queda de energia, já que há suspeitas de sabotagem.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! LANÇAMENTOS

Quer ficar por dentro dos principais lançamentos nacionais e internacionais? Siga a Playlist TMDQA! Lançamentos e descubra o que há de melhor do mainstream ao underground; aproveite e siga o TMDQA! no Spotify!