Explorando identidade de gênero

Lorde lança "Man Of The Year", música da qual disse ter "mais orgulho" em seu novo disco - veja o clipe

Cantora compartilha nova prévia do seu próximo disco "Virgin", previsto para 27 de junho

Lorde lança “Man Of The Year”, música da qual disse ter “mais orgulho” em seu novo disco – veja o clipe Lorde lança “Man Of The Year”, música da qual disse ter “mais orgulho” em seu novo disco – veja o clipe Lorde lança “Man Of The Year”, música da qual disse ter “mais orgulho” em seu novo disco – veja o clipe Lorde lança “Man Of The Year”, música da qual disse ter “mais orgulho” em seu novo disco – veja o clipe
Lorde reflete sobre identidade de gênero em novo single íntimo; veja o clipe de "Man Of The Year"
Reprodução/YouTube

Faltando cerca de um mês para o lançamento do seu novo disco, Lorde compartilhou com os fãs mais uma prévia do que vem por aí.

A cantora e compositora neozelandesa liberou o single “Man Of The Year”, que foi descrito por ela em suas redes sociais como “a música da qual mais se orgulha” no disco Virgin, que será lançado em 27 de junho.

Na faixa, descrita por Lorde como “uma oferenda que vem de um lugar profundo”, a cantora aborda sua identidade de gênero, assunto que tem sido abordado com frequência durante a divulgação do seu novo disco. No verso de abertura do single mais recente, por exemplo, ela diz:

“Como nova após a recente morte do meu ego / Sereias cantam durante a noite, música violenta e doce / Você me conheceu em um momento realmente estranho da minha vida / Pego minha faca e corto o cordão umbilical / Meu amor não consegue acreditar que me tornei outra pessoa / Alguém mais parecida comigo mesma.”

No final tocante da música, que parece ter inspirações em nomes como Fiona Apple e traz uma sonoridade mais experimental, ela canta:

“É como espero ser lembrada / Minha corrente de ouro, meus ombros, meu rosto na luz, oh / Eu não pensei que ele apareceria / Façam barulho para o homem do ano / Barulho para o homem do ano.”

Lorde reflete sobre identidade de gênero em novo single

No clipe que acompanha “Man Of The Year”, Lorde aparece tirando a blusa e prendendo o peito com fita adesiva, explorando ainda mais a temática de sua evolução de gênero.

Em entrevista recente à Rolling Stone (via NME), Lorde abordou com mais detalhes sua fluidez de gênero, apontando que seu “gênero se tornou muito mais expansivo” quando deu “mais espaço ao próprio corpo.”

Explicado a frase de abertura da música que abre o disco Virgin (“Alguns dias sou uma mulher / Alguns dias sou um homem”, Lorde apontou:

“[Chappell Roan ] me perguntou isso. Ela perguntou: ‘Então, você é não-binário agora?’ E eu respondi: ‘Sou mulher, exceto nos dias em que sou homem’. Sei que não é uma resposta muito satisfatória, mas há uma parte de mim que resiste muito a se fechar.”

Na conversa, ela contou que “Man Of The Year” é uma representação de como “[seu] gênero se sentia naquele momento”. Uma parte da música, inclusive, surgiu após Lorde ter experimentado uma calça jeans masculina e mostrado uma foto dela ao produtor Jim-E Stack:

“Ele disse: ‘Quero ver o você que está nesta foto representado na música’. Isso foi antes de eu ter qualquer noção de ampliação do meu gênero”.

Além do novo single, Lorde compartilhou a tracklist de Virgin. Confira abaixo o clipe de “Man Of The Year” e a lista das músicas do disco!

Tracklist de Virgin

1. ‘Hammer’
2. ‘What Was That’
3. ‘Shapeshifter’
4. ‘Man of the Year’
5. ‘Favourite Daughter’
6. ‘Current Affairs’
7. ‘Clearblue’
8. ‘GRWM’
9. ‘Broken Glass’
10. ‘If She Could See Me Now’
11. ‘David’

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! LANÇAMENTOS

Quer ficar por dentro dos principais lançamentos nacionais e internacionais? Siga a Playlist TMDQA! Lançamentos e descubra o que há de melhor do mainstream ao underground; aproveite e siga o TMDQA! no Spotify!