Legado pro rock pesado

5 músicas do Slipknot que provam que Paul Gray era um dos maiores compositores do Heavy Metal

Baixista foi elo emocional da banda no início de carreira e ainda escreveu algumas das faixas mais pesadas; veja quais

5 músicas do Slipknot que provam que Paul Gray era um dos maiores compositores do Heavy Metal 5 músicas do Slipknot que provam que Paul Gray era um dos maiores compositores do Heavy Metal 5 músicas do Slipknot que provam que Paul Gray era um dos maiores compositores do Heavy Metal 5 músicas do Slipknot que provam que Paul Gray era um dos maiores compositores do Heavy Metal
Paul Gray, do Slipknot, em 2005
Foto por Gene Smirnov

Nós já te contamos por aqui toda a trajetória de Paul Gray, músico que trocou a Califórnia por Iowa (e a guitarra pelo baixo) para fundar o Slipknot e transformar para sempre a sua vida – e toda a cena do heavy metal mundial!

Ele criou a banda em 1995 com o percussionista Shawn Crahan e o ex-vocalista Anders Colsefni, e ficou conhecido como o “equilíbrio emocional” do grupo durante os quatro primeiros discos, entre 1999 e 2008.

Segundo relatos de Corey Taylor e do ex-baterista Joey Jordison, o baixista era quem apaziguava os conflitos internos, tentava proteger os nove (!) integrantes daquela fama repentina e ainda participava ativamente dos bastidores e da gestão da banda.

O que você talvez não saiba é que Gray também era um compositor de primeira!

Paul Gray foi ponto de equilíbrio e compositor ativo do Slipknot

Ele está creditado por música e letra em sucessos como “(sic)” e “Spit It Out”, do álbum de estreia, “The Heretic Anthem” de Iowa (2000) e o clássico “Psychosocial” do All Hope Is Gone (2008), último disco que ele gravou.

Ele também foi um dos principais autores de “Surfacing”, “Diluted” e “All Hope Is Gone”, além de aparecer em faixas em que todos os integrantes foram creditados, como “Duality”, “Before I Forget” e “Left Behind”.

Isso sem falar nas linhas de baixo que combinavam brutalidade e groove, criando o alicerce perfeito pro Slipknot revolucionar o nu metal e se tornar a banda gigante que é até hoje.

Pra celebrar Paul Gray, falecido há quase exatos 15 anos em 24 de maio de 2010, vem com a gente relembrar cinco clássicos do grupo norte-americano que foram escritos pelo baixista, deixando claro o seu legado pro rock pesado!

5 músicas do Slipknot escritas por Paul Gray

“Psychosocial” (2008)

  • Letra e música: Paul Gray, Joey Jordison e Corey Taylor

“Spit It Out” (1999)

  • Letra: Paul Gray, Joey Jordison e Corey Taylor
  • Música: Paul Gray, Joey Jordison, Mick Thomson e Shawn Crahan

“(sic)” (1999)

  • Letra e música: Paul Gray e Shawn Crahan

“The Heretic Anthem” (2001)

  • Letra e música: Paul Gray, Joey Jordison e Corey Taylor

“Duality” (2004)

  • Letra e música: Paul Gray, Corey Taylor, Mick Thomson, Shawn Crahan, Craig Jones, Jim Root, Chris Fehn, Joey Jordison e Sid Wilson (as músicas deste álbum foram creditadas a todos os integrantes)

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! METAL

Nu Metal, Metalcore, Heavy Metal, Thrash e muito mais: todo peso das guitarras aparece na Playlist TMDQA! Metal para você ouvir clássicos e conhecer novas bandas agora mesmo. Siga o TMDQA! no Spotify!