Quando falamos em legado musical, poucos grupos representam isso tão bem quanto os Beatles.
Formada por Paul McCartney, Ringo Starr e os saudosos John Lennon e George Harrison, a banda não só deixou um impacto cultural profundo na história da música, mas também se tornou um exemplo de como a diversidade de personalidades e talentos dentro de um coletivo pode resultar em obras verdadeiramente significativas.
Apesar de, em muitos momentos, terem funcionado como uma unidade coesa, cada integrante dos Beatles trazia consigo preferências e estilos únicos, que ajudaram a enriquecer o catálogo da banda e, ao mesmo tempo, revelaram um lado mais pessoal de cada um dos músicos.
Essas diferenças se refletem, inclusive, nas escolhas dos próprios membros sobre quais são os melhores discos lançados pelos Beatles. Seus disco favoritos, muitas vezes, não se limitam a questões musicais, mas também estão ligados a vivências pessoais e à evolução artística de cada um.
Confira abaixo a lista, reunida pelo Far Out, com as escolhas de cada integrante dos Beatles!
Os melhores discos dos Beatles segundo cada integrante
John Lennon – White Album
Apesar de Paul McCartney e John Lennon terem dominado a maior parte das composições dos Beatles, nos últimos anos da banda surgiram tensões em torno das letras, já que os quatro membros passaram a se dedicar às músicas.
Em uma entrevista de 1971, Lennon apontou que Macca nunca gostou do White Album pois os músicos seguiam seus próprios talentos e compunham suas próprias músicas. “[Paul] queria que fosse mais um trabalho em grupo, o que significa mais Paul. Então ele nunca gostou daquele álbum”, declarou John.
Na mesma conversa, o saudoso músico disse que White Album era o seu favorito e justificou:
“Sempre o preferi a todos os outros álbuns, incluindo Pepper, porque achava a música melhor. O mito do Pepper é maior, mas a música do White Album é muito superior, eu acho.”
Paul McCartney – Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band
Apesar de ser um defensor ferrenho da maioria das obras lançadas pelos Beatles, Paul McCartney certa vez apontou que o disco conceitual de 1967, Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band, é o seu favorito da discografia da banda. Sobre a escolha, ele disse:
“Eu escolheria ‘Sgt. Pepper’s’, eu mesmo, porque tive muito a ver com ele. Não foi inteiramente ideia minha, mas para nos afastarmos de ser ‘The Beatles’, tive a ideia de que deveríamos fingir que somos essa outra banda.”
O álbum de rock psicodélico se tornou um marco na carreira da banda tanto por suas obras criativas como pela ascensão de Macca, que se consolidou como um líder criativo ainda maior a partir daquele disco.
George Harrison – Rubber Soul
Seguindo a lógica de Lennon e McCartney, que optaram por álbuns que representavam a criatividade e o mérito artístico de cada um deles, George Harrison poderia ter nomeado o White Album como o seu favorito, já que este contou com quatro músicas feitas por ele. Mas o Beatle mais discreto foi por outro caminho.
Certa vez, o guitarrista apontou que Rubber Soul era o seu álbum favorito. “Mesmo naquela época, acho que foi o melhor que fizemos”, disse ele ao lembrar do disco que refletia uma época de incertezas criativas e desafios para a banda. Ele ainda complementou:
“O mais importante foi que, de repente, estávamos ouvindo sons que não conseguíamos ouvir antes. Além disso, estávamos sendo mais influenciados pela música de outras pessoas, e tudo estava florescendo naquela época — inclusive nós.”
Ringo Starr – Abbey Road
Ringo Starr foi em uma direção diferente dos seus colegas de banda para nomear seu disco favorito dos Beatles. O talentoso baterista certa vez admitiu sua admiração pelo que muitos consideram a pior parte do repertório do grupo: o medley do álbum Abbey Road. Ele disse:
“O segundo lado de ‘Abbey Road’ é o meu favorito. Eu adoro.’She Came In Through The Bathroom Window’ e todas aquelas partes que não eram músicas… Quer dizer, eram apenas todas as partes que John e Paul tinham em casa e que nós juntamos.”
OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! CLASSICS
Clássicos incontestáveis do Rock And Roll e da Música Brasileira aparecem nessa seleção especial do Tenho Mais Discos Que Amigos! Siga a Playlist TMDQA! Classics e aproveite para viajar no tempo com muita nostalgia. Aproveite e siga o TMDQA! no Spotify!