O U2 foi homenageado no Ivor Novello Awards de 2025 e o vocalista Bono aproveitou o momento do discurso para se manifestar sobre uma série de questões envolvendo o conflito entre Israel e Palestina.
O grupo veterano se tornou o primeiro da Irlanda a receber o prêmio Fellowship Of The Ivors Academy, a maior honraria concedida pela organização.
Durante a cerimônia que foi realizada na Grosvenor House, em Londres, os quatro integrantes do U2 subiram ao palco para receber o prêmio e o último a falar foi o vocalista, que usou a oportunidade para clamar pela paz entre Gaza e Israel. O músico disse (via NME):
“Eu costumava apresentar esta próxima música dizendo que não era uma canção rebelde. Era porque acreditar nas possibilidades de paz era, naquela época, e é agora, um ato de rebeldia; e alguns diriam que é ridículo.
Acreditar que a paz era alcançável entre o seu país e o nosso, entre o nosso país e ele próprio, era uma ideia ridícula, porque a paz cria possibilidades nas situações mais intratáveis, e Deus sabe que existem algumas delas por aí agora.”
O líder do U2 ainda completou seu discurso com um apelo contra o Hamas e contra Benjamin Netanyahu, atual líder de Israel:
“Hamas, liberte os reféns, pare a guerra. Israel, seja libertado de Benjamin Netanyahu e dos fundamentalistas de extrema-direita que distorcem seus textos sagrados.
Todos vocês, protejam nossos trabalhadores humanitários – eles são os melhores de nós. Deus, você deve estar tão cansado de nós, filhos de Abraão, nos escombros das nossas certezas. Filhos nos escombros da nossa vingança. Deus, nos perdoe.”
Veja o vídeo deste momento ao final da matéria!
Bono faz apelo ao Hamas e critica “fundamentalistas de extrema-direita” de Israel
Após o discurso, o U2 apresentou uma versão acústica do clássico de 1983, “Sunday Bloody Sunday”, icônica faixa sobre o massacre de 1972 no qual o exército britânico atirou em manifestantes desarmados, matando 14 pessoas – o maior número de mortos em um tiroteio durante o conflito na Irlanda do Norte.
Além de abordar temas de perda e sofrimento, a música também funciona como um sinal de esperança, enquanto a banda canta sobre a importância da unidade e da paz.
Vale lembrar que, após o ataque de outubro de 2023 no festival de música israelense Supernova, que fez a mídia voltar sua atenção à guerra entre Gaza e Israel, Bono e seus companheiros prestaram uma homenagem às vítimas durante um show do U2 em Las Vegas.
O astro dedicou o hit de 2003 “Pride (In the Name of Love)” às vítimas e compartilhou suas esperanças por uma solução não violenta para o conflito.
OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! CLASSICS
Clássicos incontestáveis do Rock And Roll e da Música Brasileira aparecem nessa seleção especial do Tenho Mais Discos Que Amigos! Siga a Playlist TMDQA! Classics e aproveite para viajar no tempo com muita nostalgia. Aproveite e siga o TMDQA! no Spotify!