Inacreditável. A secretária de Segurança Interna dos EUA, Kristi Noem, apelidada por críticos como “ICE Barbie” por seu estilo midiático à frente do Departamento de Segurança Interna (DHS), está apoiando um projeto inusitado: um reality show onde imigrantes competem por uma chance de conquistar a cidadania estadunidense.
Segundo revelado com exclusividade pelo DailyMail.com, o projeto, intitulado The American, foi idealizado pelo produtor Rob Worsoff, conhecido por seu trabalho em Duck Dynasty e Millionaire Matchmaker. A proposta prevê que imigrantes pré-selecionados cheguem a Nova York a bordo de um navio batizado de “The Citizen Ship”, sendo recebidos por um apresentador famoso que também tenha origem estrangeira – nomes como Sofia Vergara, Ryan Reynolds e Mila Kunis foram citados como possibilidades.
Durante o programa, os participantes percorreriam os EUA a bordo de um trem – também chamado “The American” – participando de provas regionais como cortar lenha em Wisconsin, garimpar ouro em São Francisco e montar carros antigos em Detroit. A grande final aconteceria em Washington, D.C., com o vencedor sendo oficialmente naturalizado em uma cerimônia aos pés do Capitólio, sob uma apresentação aérea dos pilotos Thunderbird.
Embora apenas um participante receba a cidadania de imediato, os demais também estariam encaminhados para obter o direito de forma tradicional, por já estarem pré-aprovados. Os prêmios para os desafios incluem recompensas “tipicamente estadunidenses”, como um milhão de milhas da American Airlines e um vale de US$ 10 mil da Starbucks.
Contexto nos EUA
Oficiais do DHS confirmaram que a proposta está em análise e que houve uma reunião com o produtor na última semana. Apesar de a assessoria de Noem afirmar que ela ainda não foi oficialmente informada sobre o projeto, fontes garantem que a secretária apoia a iniciativa e está empenhada em vendê-la para plataformas como Netflix.
A proposta vem em meio a duras críticas ao estilo performático de Kristi na condução do departamento. Ela já foi alvo de reprovação por transformar operações do DHS em sessões de fotos e causar incidentes, como divulgar imagens de uma operação da ICE em tempo real, supostamente atrapalhando os resultados da ação.
Enquanto opositores veem a ideia como uma banalização da jornada migratória, Worsoff afirma que o objetivo é celebrar o que significa ser americano sob a perspectiva de quem mais deseja isso. No entanto, dentro do próprio DHS há preocupações quanto à imagem de se transformar o processo de naturalização em entretenimento. Ainda assim, a equipe de Noem parece determinada a levar o projeto adiante.
Só o futuro é capaz de saber o que acontecerá pela frente.
OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! CLASSICS
Clássicos incontestáveis do Rock And Roll e da Música Brasileira aparecem nessa seleção especial do Tenho Mais Discos Que Amigos! Siga a Playlist TMDQA! Classics e aproveite para viajar no tempo com muita nostalgia. Aproveite e siga o TMDQA! no Spotify!