LOOM World Tour - Outubro

Demissão surpresa

Foo Fighters demite o baterista Josh Freese

Em tom bem-humorado, baterista mencionou nunca ter sido demitido antes e mostrou surpresa pela decisão dos Foos

Leitura: 4 Minutos
Dave Grohl sorrindo em show do Foo Fighters em Curitiba
Foto por Diego Castanho / Foo Fighters Brasil

Em uma notícia que pegou fãs de surpresa, o baterista Josh Freese anunciou que foi demitido do Foo Fighters, encerrando um capítulo breve, porém marcante, na história da lendária banda de rock liderada por Dave Grohl.

Embora sua passagem tenha sido curta, Freese foi peça fundamental na transição do grupo após a morte do icônico Taylor Hawkins, em março de 2022. A entrada de Josh no Foo Fighters foi anunciada em maio de 2023, durante o especial ao vivo “Preparing Music for Concerts”, e desde então ele assumiu as baquetas com energia, técnica e respeito à herança deixada por Hawkins.

Apesar de não ter tocado no álbum But Here We Are (2023), que contou com o próprio Dave na bateria, sua presença na turnê do trabalho foi fundamental para ajudar a reerguer o grupo.

Foo Fighters demite o baterista Josh Freese

Em comunicado postado no Instagram, Freese destacou sua surpresa com a notícia e ressaltou que nunca havia sido demitido por qualquer banda antes, o que torna a situação ainda mais curiosa, para dizer o mínimo.

Ele também alegou que não foi oferecido nenhum motivo para seu desligamento, o que leva a crer que a decisão foi tomada de forma unilateral. Ainda assim, Josh não deixou o bom humor de lado e terminou a mensagem com uma piada ótima:

“Os Foo Fighters me ligaram na segunda de noite para dizer que decidiram ‘seguir em uma direção diferente com seu baterista’. Nenhum motivo me foi oferecido. 🙁 De qualquer forma, eu curti os dois últimos anos com eles, dentro e fora do palco, e eu apoio o que quer que eles achem que é melhor para a banda. Nos meus 40 anos como baterista profissional, eu nunca fui demitido de uma banda, então por mais que eu não esteja bravo – apenas um pouco chocado e decepcionado. Mas como muitos de vocês sabem eu sempre trabalhei como freelance e pinguei de banda em banda, então, estou bem. Fiquem ligados para minha lista de ‘Top 10 possíveis motivos para o Josh ter sido chutado dos Foo Fighters’.”

Sem fazer shows ainda em 2025, o Foo Fighters anunciou recentemente sua primeira apresentação no ano, que acontecerá a princípio no GP de Fórmula 1 da Singapura, em Outubro, e até lá é provável que um novo baterista seja anunciado. Ficamos na expectativa!

Trajetória de Josh Freese

Apesar de ter ficado pouco tempo como membro oficial dos Foo Fighters, Josh Freese não é um novato no mundo da música. Pelo contrário: com 40 anos de carreira, ele é considerado um dos bateristas mais versáteis e requisitados da indústria.

Ao longo dos anos, ele acumulou um currículo impressionante, tocando com nomes como Nine Inch Nails, A Perfect Circle, The Vandals, Devo, Guns N’ Roses, Paramore, e Sting, entre muitos outros. Sua habilidade camaleônica de se adaptar a diferentes estilos fez dele um verdadeiro coringa no cenário do rock e além.

Além das colaborações, Freese lançou álbuns solo e é conhecido por seu senso de humor afiado e criatividade, algo que se reflete também em sua performance de palco. Uma pena essa parceria se encerrar assim!

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! LANÇAMENTOS

Quer ficar por dentro dos principais lançamentos nacionais e internacionais? Siga a Playlist TMDQA! Lançamentos e descubra o que há de melhor do mainstream ao underground; aproveite e siga o TMDQA! no Spotify!