A banda de rock psicodélico Lord Buffalo, do Texas, foi forçada a cancelar sua turnê europeia após seu baterista, Yamal Said, ter sido detido pelo departamento de imigração dos EUA.
Na última segunda-feira (12), o músico – que é mexicano mas possui o green card e é residente permanente legal dos Estados Unidos – foi retirado de um avião a caminho da turnê da banda no outro continente e não teve contato com seus companheiros por dois dias, segundo um comunicado do grupo no Instagram (via The Guardian).
Na publicação divulgada no perfil oficial do grupo, os músicos disseram:
“Estamos com o coração partido em anunciar o cancelamento da nossa próxima turnê europeia. Nosso baterista, Yamal Said, cidadão mexicano e residente permanente legal dos Estados Unidos (portador do green card), foi retirado à força do nosso voo para a Europa pela Alfândega e Patrulha de Fronteira [sic] no Aeroporto Internacional de Dallas/Fort Worth na segunda-feira, 12 de maio.
Ele não foi liberado e não conseguimos contatá-lo. Estamos atualmente trabalhando com um advogado de imigração para obter mais informações e tentar garantir sua liberação. Estamos devastados por cancelar esta turnê, mas estamos concentrando toda a nossa energia e recursos na segurança e liberdade de Yamal.”
A banda atualizou o comunicado agradecendo o apoio dos fãs e informando que Said “garantiu a representação legal de que precisa”. Os membros do Lord Buffalo apontaram que estão esperando para saber quais são os próximos passos:
“Queremos reiterar que realmente não sabemos o que está acontecendo. Temos mais perguntas do que respostas, mas manteremos vocês informados o máximo possível. Neste momento, a família pede privacidade enquanto lida com a situação.”
Banda cancela turnê após baterista ser detido pela imigração dos EUA
A banda Lord Buffalo estava embarcando para uma turnê europeia de oito datas para promover seu disco mais recente, Holus Bolus. A turnê, que também conta com a banda sueca Orsak:Oslo, estava programada para começar em 15 de maio na Holanda e terminar na sexta-feira seguinte na Islândia.
O grupo Orsak:Oslo, que continuará com a turnê, se manifestou após o ocorrido com Said:
“Ninguém deveria ser retirado de um avião e preso simplesmente por tentar viajar e fazer arte com sua banda. Não fingiremos entender a complexidade da situação, mas isso não deveria acontecer em lugar nenhum.”
De acordo com o portal Austin Chronicle, Said é uma figura conhecida na cena musical de Austin, no Texas, há bastante tempo. Além de já ter tocado com a banda The Black, o músico trabalha como instrutor de música na Escola para Cegos do Texas.
A prisão de Yamal Said acontece em meio a uma repressão mais ampla à imigração e à entrada na fronteira por parte do governo Trump. Nos quatro meses desde que o presidente dos EUA assumiu o cargo, vários músicos profissionais tiveram problemas para entrar ou sair dos EUA.
OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! RADAR
Quer ouvir artistas e bandas que estão começando a despontar com trabalhos ótimos mas ainda têm pouca visibilidade? Siga a Playlist TMDQA! Radar para conhecer seus novos músicos favoritos em um só lugar e aproveite para seguir o TMDQA! no Spotify!