
Temos um novo Papa: Robert Francis Prevost, nascido nos Estados Unidos mas radicado no Peru, é a nova entidade máxima da Igreja Católica.
Ele irá substituir o roqueiro Papa Francisco, que nos deixou há poucos dias.
Após o Conclave que somou os votos dos cardeais e deu a vitória a Robert na eleição papal, a tradicional fumaça branca saiu da chaminé da Capela Sistina e confirmou o resultado.
Uma das primeiras decisões de Prevost foi escolher o nome pelo qual ele será identificado daqui pra frente, e a escolha ficou com “Leão”, o que o transformou em Papa Leão XIV.
Detalhe curioso na escolha do Papa
Um vídeo que circulou a Internet mostra um detalhe pra lá de curioso – e um tanto quanto esquisito – em torno da escolha da Igreja Católica.
Com a câmera fixada na chaminé, todos os momentos que antecederam a fumaça branca foram televisionados, e um corte mostra que poucos segundos antes do resultado, uma gaivota vomita um rato para que seu filhote possa se alimentar.
É possível ver a cena em bastantes detalhes no vídeo abaixo, e aí perceber que logo depois a fumaça branca começa a se espalhar pelos céus do Vaticano.
Nas redes sociais, um usuário disse que isso foi um “presságio”, e escreveu:
“No comecinho do vídeo, uma gaivota está vomitando um rato para que seu bebê possa ter uma refeição.
39 segundos depois, o Papa é anunciado.
Isso certamente é um presságio.
O tempo irá nos dizer de qual tipo.“
Que medo!
At the very beginning of the video, a seagull is vomiting a rat so that its baby could have its meal.
— Tancredi Palmeri (@tancredipalmeri) May 8, 2025
39 seconds later, Pope is announced.
This is certainly an omen.
Time will tell us of what kind #HabemusPapam pic.twitter.com/xt7fHRcK7R
O último Papa Leão
Outro detalhe curioso envolvendo a escolha do novo Papa é sobre o nome que ele escolheu.
O último Papa Leão, apropriadamente batizado como Papa Leão XIII, nasceu em 1810 e morreu em 1903, tendo sido o chefe máximo da Igreja Católica entre 20 de fevereiro de 1878 até a sua morte.
Segundo registros históricos, ele foi a pessoa que nasceu há mais tempo no mundo todo a ter um registro feito em vídeo, como você pode ver logo abaixo.
Leão XIII (1878-1903) foi o primeiro Papa imortalizado por uma câmera de cinema. O documento é impressionante. É a pessoa mais antiga filmada no século XIX
— Leandro Milú (@leandromilu) May 8, 2025
Este pontífice foi o autor da luminosa encíclica "Rerum Novarum", que criticava tanto o socialismo quanto o capitalismo. pic.twitter.com/b9Hq2xohKI