Bastidores do grunge

Matt Cameron ensina a tocar maior clássico do Soundgarden na bateria; assista

Baterista revela detalhes da gravação de "Black Hole Sun" e mostra a icônica caixa Keplinger usada no álbum de 1994

Matt Cameron ensina a tocar maior clássico do Soundgarden na bateria; assista Matt Cameron ensina a tocar maior clássico do Soundgarden na bateria; assista Matt Cameron ensina a tocar maior clássico do Soundgarden na bateria; assista Matt Cameron ensina a tocar maior clássico do Soundgarden na bateria; assista
Matt Cameron ensina a tocar maior clássico do Soundgarden na bateria; assista
Reprodução: YouTube

Quando falamos em grunge, falamos de Matt Cameron. O baterista do Pearl Jam, ex-Soundgarden e Temple of the Dog, é o maior responsável por definir o ritmo e o groove desse estilo que marcou tanto os anos 1990.

Com a banda liderada pelo saudoso Chris Cornell, Cameron lançou seis álbuns que ajudaram a redefinir o rock pesado, e a música que melhor simboliza esse período sem dúvidas é “Black Hole Sun”.

O hit do álbum Superunknown (1994) tem quase 1 bilhão de plays só no Spotify atualmente, e muitos jovens bateristas tentam aprendê-la assim que começam no instrumento, já que ela tem uma cadência mais lenta.

Mesmo assim, “Black Hole Sun” é cheia de preenchimentos, viradas e técnicas diferentes que só mesmo Matt Cameron poderia explicar… e foi o que ele fez no mais novo vídeo do canal Drumeo!

Baterista do Soundgarden ensina a tocar “Black Hole Sun”

Em pouco mais de 11 minutos de vídeo, Cameron destrinchou as linhas de bateria desse mega hit do grunge, explicando cada parte de sua performance e o som que buscava alcançar em estúdio.

O baterista também lembrou que Cornell apresentou a música só nos momentos finais da gravação de Superunknown, e a banda teve uma única tarde para ensaiá-la:

“Quando ouvi pela primeira vez a demo do Chris para ‘Black Hole Sun’, eu soube que seria uma adição incrível para o álbum que estavamos fazendo, o ‘Superunknown’ [1994]. Praticamente todas as seções que ouvimos na faixa original já estavam na demo. A música chegou tarde às sessões de estúdio, não tivemos a chance de ensaiar muito antes de gravá-la. Mas não precisamos destrinchar muito os detalhes, já que o arranjo era tão bom”.

Outro ponto do vídeo foi quando Matt Cameron mostrou sua caixa de 7 polegadas da marca Keplinger, usada na versão original de “Black Hole Sun”, que foi feita especialmente para ele no início dos anos 90. O som metálico e cortante do instrumento acabou se tornando parte da assinatura da música.

Confira tudo isso no vídeo abaixo!

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!