Homem vs Máquina

Hank Against The Machine: dublador de "Os Simpsons" desafia IA em especial do New York Times

Jornal convidou o ator Hank Azaria, que já dublou mais de 100 personagens do desenho, para experimento

Os Simpsons (Foto: Divulgação)
Os Simpsons (Foto: Divulgação)

Recentemente, o jornal americano The New York Times convidou o ator e dublador Hank Azaria, que já criou mais de 100 vozes para o tradicional desenho Os Simpsons, para um experimento envolvendo a IA.

Na publicação feita no Instagram que você confere ao final da matéria, o veículo explicou:

“A IA pode ser capaz de replicar a voz de um personagem, mas poderia de alguma forma capturar a alma? Hank Azaria, o homem que deu vida a alguns dos personagens mais icónicos de ‘Os Simpsons’, argumenta que há muito mais em dar voz a um personagem do que simplesmente abrir a boca. É uma performance encorpada informada pelos medos e motivações de um personagem, pela sua humanidade. E quando se trata da condição humana, é preciso alguém para conhecer uma – pelo menos por enquanto.”

No vídeo publicado junto com a legenda, Azaria dubla alguns personagens do famoso desenho animado e depois permite que a inteligência artificial capture sua voz. Insatisfeito com o resultado, Hank aproveita para destacar que a máquina, inclusive, errou a pronúncia de seu sobrenome.

Depois, o artista escuta a IA dublando a voz que ele precisou fazer para o personagem de Os Simpsons e também não parece feliz com o resultado. Segundo ele, entre alguns outros problemas, a máquina foi incapaz de colocar a emoção necessária para contar a história.

Será que um dia a IA conseguirá?

Hank Azaria participou de desafio envolvendo Os Simpsons e a IA

No artigo publicado pelo New York Times, Hank compartilhou seus pensamentos sobre o desafio proposto pelo jornal de forma mais detalhada. No começo do texto, ele questionou, usando como exemplo o garçom de expressão ranzinza Moe Szyslak:

“Imagino que, em breve, a inteligência artificial será capaz de recriar os sons das mais de 100 vozes que criei para personagens de ‘Os Simpsons’ ao longo de quase quatro décadas. Fico triste em pensar nisso. Sem mencionar que parece simplesmente errado roubar minha aparência ou voz — ou de qualquer outra pessoa. No meu caso, a I.A. poderia ter acesso a 36 anos de Moe, o barman permanentemente descontente. Ele apareceu em quase todos os episódios de ‘Os Simpsons’. Ele ficou aterrorizado, apaixonado, levou uma pancada na cabeça e, na maioria das vezes, em um estado de ódio amargo. Eu já ri como Moe de dezenas de maneiras até agora. Provavelmente já suspirei como Moe 100 vezes. Em termos de treinamento de I.A., isso é muito com o que trabalhar. Mas uma voz não é apenas um som. E eu gostaria de pensar que não importa o quanto uma versão I.A. de Moe ou Snake ou Chief Wiggum soará como minha voz, algo ainda estará faltando — a humanidade. Há muito de quem eu sou que entra na criação de uma voz. Como o computador pode conjurar tudo isso?”

Você pode ler o artigo na íntegra e assistir a todos os vídeos gravados por Hank Azaria com os personagens de Os Simpsons aqui.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! LANÇAMENTOS

Quer ficar por dentro dos principais lançamentos nacionais e internacionais? Siga a Playlist TMDQA! Lançamentos e descubra o que há de melhor do mainstream ao underground; aproveite e siga o TMDQA! no Spotify!