Quando desenvolveu junto com a Activision o seu primeiro título de videogame, em 1999, o skatista Tony Hawk ajudou a popularizar não apenas o esporte, mas também toda a música e a cultura que envolve o skate!
Quem viveu sabe: o jogo para Playstation 1 foi um sucesso imediato também aqui no Brasil, e fez muita gente virar fã de bandas como Dead Kennedys, Suicidal Tendencies e Goldfinger.
Para divulgar o relançamento de Pro Skater 3+4 este ano, que terá até as brasileiras Rayssa Leal e Letícia Bufoni como personagens, Tony Hawk tem contado algumas curiosidades sobre o game original.
Em participação no talk show de Stephen Colbert, o lendário skatista explicou que teve carta branca para escolher ícones do punk rock e bandas mais alternativas para representar sua visão da cultura do skate (assista mais abaixo):
“Foi divertido porque não havia muitas regulações para criar esse game, nunca tinha sido feito algo assim antes. Então a Activision nos deu carta branca, e eu decidi manter a cultura do skate viva e bem representada no projeto.
Escolhi bandas que eu escutava nas pistas de skate na adolescência, principalmente o punk rock dos anos 1980. Tipo Black Flag, Circle Jerks, Sex Pistols, Gang of Four e Dead Kennedys. Eu só não percebi como [a trilha sonora] se tornaria uma parte tão icônica do jogo. Eu acho que ajudou as pessoas a abrirem os olhos para novas bandas e estilos”.
Tony Hawk já cantou trilha sonora do game nos palcos
O legado da trilha sonora de Pro Skater nunca abandonou Tony Hawk, e vira e mexe ele é visto por aí cantando alguns clássicos presentes nos games.
Isso aconteceu em 2022, quando ele se juntou a uma banda cover num bar, e em 2023, quando apareceu de surpresa num show da banda Goldfinger.
Recentemente, o skatista também elegeu a sua banda favorita daquela época em conversa com o ator Keavu Reeves, e você pode conferir qual é clicando aqui.
OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO
Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!