
Os Racionais MC’s, um dos grupos mais influentes do Rap nacional formado por Mano Brown, Ice Blue, Edi Rock e KL Jay, receberam o título de doutor honoris causa da Universidade Estadual de Campinas, a Unicamp, nesta quinta-feira (6).
O grupo foi reconhecido por sua relevância intelectual e sua atuação na luta contra o racismo e as violências sociais no Brasil. Com a nova conquista, os artistas se tornaram os primeiros intelectuais negros e periféricos a receberem o título na instituição, em um reconhecimento inédito a um coletivo.
Com mais de 30 anos de estrada, os Racionais compartilharam músicas emblemáticas onde abordaram questões sociais importantes como racismo, desigualdade e violências estruturais no Brasil.
O título foi concedido aos Racionais após ter sido aprovado pelo Conselho Universitário da Unicamp em Novembro de 2023. A concessão foi defendida por um grupo de estudantes em conjunto com os professores Omar Ribeiro Thomas, Jaqueline Santos e Daniela Vieira, do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas.
Racionais MC’s recebem título de doutor honoris causa da Unicamp
Na cerimônia da honraria, Mano Brown comentou sobre a trajetória de sua carreira e revelou como estava se sentindo em receber o título (via Folha de S. Paulo):
“Quando a gente começou, a única ambição que a gente tinha certeza que aconteceria era que, quando os pretos ouvissem a gente, alguma coisa aconteceria. Eu fui um jovem afoito, estudei muito pouco. Não tive tempo para estudar. Era questão de matar a fome.
E quando eu me aventurei a tentar estudar, eu me senti um excluído na escola. Não me adaptava, não aprendia, não tinha amigos. Preferi sair para procurar um mundo melhor para mim. Hoje, recebendo um título de ‘doutor’, é muita reflexão.”
O rapper, que também recebeu o reconhecimento da Universidade Federal do Sul da Bahia em 2013, também agradeceu em seu discurso sua mãe, Ana Soares, que faleceu em 2016, os companheiros de Racionais e sua esposa, Eliane Dias.
A pedagoga e doutora em antropologia social pela Universidade de São Paulo Nilma Lino Gomes foi a madrinha dos Racionais na cerimônia. Em seu discurso, a profissional – a primeira mulher negra a comandar uma universidade pública federal – apontou:
“A voz dos Racionais MC’s ecoa luta por direitos. Com sua dura crítica ao poder e aos poderosos, resgata histórias silenciadas, as reinventa, trazendo-lhes legitimidade de forma insurgente. Abre as mentes. Propõe novas perspectivas estéticas e políticas sobre a realidade da população pobre no Brasil, capazes de provocar reflexões e questionamentos sobre as ciências e sobre as estruturas de opressão.”
Legado cultural
KL Jay, outro membro do grupo, definiu o hip-hop como um “acontecimento espiritual” e reforçou que o legado dos Racionais vai além da música. “O grupo não é só o enfrentamento, é uma missão também”, declarou.
A entrega do título aprofunda a relação entre a Unicamp e o grupo paulistano. Desde 2020, o álbum Sobrevivendo no Inferno (1997) integra a lista de leituras obrigatórias do vestibular da universidade. Em 2022, os integrantes participaram de uma aula aberta na disciplina “Tópicos Especiais em Antropologia IV: Racionais MC’s no Pensamento Social Brasileiro”.
O reconhecimento acadêmico reafirma a posição dos Racionais MC’s como intérpretes da realidade brasileira, capazes de traduzir, em rimas e versos, a complexidade das periferias e as lutas da população negra.
Segundo a Unicamp, “os Racionais MC’s extrapolam a fala do gueto, sem abandoná-lo. Não se restringem à crônica cotidiana, mas a revelam. Interpretam o Brasil a partir de outro lugar, por tempo demais percebido como objeto de reflexão e não como sujeito da própria reflexão.”
Com a honraria, o grupo se junta a uma seleta lista de personalidades que já receberam o título de doutor honoris causa pela Unicamp, como Paulo Freire, Antonio Candido, Mário Quintana, Celso Furtado e Oscar Niemeyer. Essa conquista reforça o papel dos Racionais MC’s como intelectuais públicos e protagonistas na construção do pensamento crítico e da resistência no Brasil.
Veja post celebrando conquista dos Racionais
Em sua conta do Instagram, os Racionais compartilharam um vídeo do momento em que receberam o título e declararam:
“Somos doutores graças a cada um de vocês. Obrigado a toda comissão da Unicamp que aprovou a concessão do título Doutor Honoris Causa, que nos reconhece como ‘intelectuais públicos que dialogam com o pensamento social brasileiro’, temos somente que agradecer, A CAUSA É MAIOR QUE NÓIZ!”
Veja a publicação logo abaixo!
OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! BRASIL
Música brasileira de primeira: MPB, Indie, Rock Nacional, Rap e mais: o melhor das bandas e artistas brasileiros na Playlist TMDQA! Brasil para você ouvir e conhecer agora mesmo. Siga o TMDQA! no Spotify!