Lady Gaga lançou nesta sexta-feira (7) seu aguardado novo disco MAYHEM e, pouco antes do álbum chegar ao mundo, ela não teve medo de admitir a influência do Rock no trabalho. Fã declarada do gênero há tempos, a cantora parece finalmente ter encontrado uma forma de abraçá-lo em sua obra, e o fez de maneira ao mesmo tempo discreta e totalmente perceptível.
Ao ouvir MAYHEM de forma mais rasa, é possível que várias das referências passem despercebidas. Mas, sabendo dos nomes que Gaga mencionou como inspiração (confira aqui) e escutando com atenção, algumas inspirações são tão claras que você não consegue mais deixar de ouvir depois de percebê-las.
Logo abaixo, separamos 5 exemplos de músicas que provam que o Rock realmente foi uma influência gigante para Lady Gaga em seu novo trabalho. Depois, conta pra gente: percebeu mais alguma por aí?!
5 músicas que provam a influência do Rock em MAYHEM, de Lady Gaga
“Disease”
Logo de cara, a abertura do álbum com “Disease” é um cartão de visitas da influência do Rock Industrial no novo trabalho de Lady Gaga. Na batida eletrônica, especialmente a partir da entrada do chimbal e nos detalhes, é extremamente perceptível a homenagem ao som do Nine Inch Nails – aqui, no entanto, temos talvez o melhor exemplo de como a cantora conseguiu mesclar essa referência com seu estilo próprio.
“Garden of Eden”
Uma das referências mencionadas por Gaga que foi mais difícil de identificar no álbum é o Radiohead. Até o momento não sabemos exatamente se esse é o caso, mas “Garden of Eden” tem uma parte instrumental que soa tão experimental quanto qualquer coisa que Thom Yorke e companhia fariam. O diferencial fica por conta de um refrão bem Pop, ao melhor estilo Gaga, e é bem provável que “Garden of Eden” se torne o próximo hit de MAYHEM.
“Vanish Into You”
“Vanish Into You” tem uma perceptível referência a David Bowie nos versos, mais especificamente ao grande hit “Let’s Dance”. A música parece um ótimo ponto de inspiração, já que o álbum também conta com vários momentos que exaltam a música Disco/Funk, com destaque para o Chic e seu lendário guitarrista Nile Rodgers.
“Killah”
Aqui, Lady Gaga não tem vergonha alguma de deixar claras suas inspirações. “Killah” é quase um grande tributo a tudo que inspirou a cantora, começando pelos sintetizadores do início que remetem imediatamente a “Closer”, do Nine Inch Nails. Além disso, os versos são claramente inspirados em “Sign O’ the Times”, de Prince – outro citado por ela como referência em entrevistas. E não dá pra deixar de fora a presença de David Bowie, com um refrão que definitivamente vai te fazer lembrar de “Fame”.
“Shadow of a Man”
Ok, ok, sabemos que Michael Jackson é amplamente conhecido como Rei do Pop. Mas vai dizer que Jackson não é um daqueles artistas que transcendem estilos e tem vários flertes com o Rock? Não à toa, Michael foi induzido duas vezes ao Hall da Fama do gênero – primeiro em 1997 com o Jackson 5 e depois em 2001, como artista solo.
Dito isso, “Shadow of a Man” é um dos grandes hinos do álbum e claramente tem sua inspiração na música de Michael. A influência do Rock também vai além, se destacando pela presença de guitarras e sintetizadores distorcidos em um dos melhores refrães do álbum – e tem até solo de guitarra!
OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! LANÇAMENTOS
Quer ficar por dentro dos principais lançamentos nacionais e internacionais? Siga a Playlist TMDQA! Lançamentos e descubra o que há de melhor do mainstream ao underground; aproveite e siga o TMDQA! no Spotify!