É do Brasil!

"Ainda Estou Aqui" vence "Emilia Pérez" e Walter Salles celebra Eunice Paiva em discurso

Prêmio também contempla as atuações fantásticas de Fernanda Torres, Selton Mello e Fernanda Montenegro

Casa do filme Ainda Estou Aqui é colocada à venda
Crédito: reprodução

Independente do que vier daqui pra frente, o Brasil acaba de fazer história no Oscar 2025. Enquanto esperamos para saber se Fernanda Torres levará a premiação de Melhor Atriz e se Ainda Estou Aqui será eleito o Melhor Filme na categoria principal da noite, o longa de Walter Salles acaba de ser premiado como Melhor Filme Internacional.

Ainda Estou Aqui era favorito na categoria, principalmente depois de uma desastrosa campanha de Emilia Pérez, filme que ganhou péssima reputação internacional – principalmente entre mexicanos e brasileiros, como te contamos por aqui – e recebeu inúmeras críticas durante a temporada de premiações.

Com a vitória, os brasileiros finalmente respiram aliviados por confirmar o favoritismo, sem dar espaço também para outros bons candidatos: A Semente do Fruto Sagrado, filme iraniano-franco-germânico dirigido por Mohammad Rasoulof; A Garota da Agulha, filme dinamarquês dirigido por Magnus von Horn e Flow, animação sem diálogo feita pelo cineasta letão Gints Zilbalodis e também associado à Bélgica e França.

Vitória de Ainda Estou Aqui no Oscar

Apesar de ainda termos outras fortes indicações para torcer por Ainda Estou Aqui, é preciso entender a dimensão dessa conquista para não diminui-la. Um fator muito interessante dessa vitória é que, graças a ela, um “erro” do passado do Oscar pode finalmente ser redimido.

A elogiadíssima performance de Fernanda Montenegro em Central do Brasil, longa de 1998 também dirigido por Walter Salles, rendeu ao país sua primeira indicação para Melhor Atriz. Na época, ela foi derrotada por Gwyneth Paltrow (Shakespeare Apaixonado) em uma campanha recheada de polêmicas, e agora Fernanda finalmente se torna uma atriz premiada pelo Oscar, ainda que indiretamente.

É uma vitória e tanto para o nosso cinema!

Discurso de Walter Salles

Em seu discurso, o diretor Walter Salles homenageou Eunice Paiva e as duas atrizes que deram vida a ela no filme, Fernanda Torres e Fernanda Montenegro:

Em nome do cinema brasileiro, eu estou tão honrado por receber isso. Esse grupo tão extraordinário de cineastas. Esse prêmio vai para uma mulher que após uma perda sofrida durante um regime autoritário decidiu não se curvar. Decidiu resistir. Esse prêmio vai pra ela, o nome dela é Eunice Paiva.
E também vai para as duas mulheres extraordinárias que deram vida a ela. Fernanda Torres e Fernanda Montenegro.

Ainda Estou Aqui no Oscar 2025

Em pleno domingo de Carnaval, Ainda Estou Aqui está fazendo milhões de brasileiros voltarem suas atenções à cerimônia do Oscar.

Além de Melhor Filme Internacional, o longa também teve Fernanda Torres indicada ao prêmio de Melhor Atriz e foi nomeado ao principal prêmio da noite, o de Melhor Filme.

Você pode saber como assistir à cerimônia do Oscar 2024 clicando aqui.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! BRASIL

Música brasileira de primeira: MPB, Indie, Rock Nacional, Rap e mais: o melhor das bandas e artistas brasileiros na Playlist TMDQA! Brasil para você ouvir e conhecer agora mesmo. Siga o TMDQA! no Spotify!