Você sabe o que é um EP split?

Cultura do "split": 10 ótimos EPs conjuntos de bandas Punk, Emo, Shoegaze e mais

Muito comum no underground, os splits já uniram bandas como Kyuss e Queens of the Stone Age, NOFX e The Spits em um único lançamento; ouça 10 ótimos exemplos

Cultura do "split": 10 ótimos EPs conjuntos de bandas Punk, Emo, Shegaze e mais
Imagens: Divulgação

Se você é fã de bandas alternativas do emo, punk e shoegaze, provavelmente já conhece a cultura do “split” em que dois grupos se unem para mostrar músicas inéditas em um EP conjunto.

Tradição na música underground que começou ainda nos anos 1970, os splits não são apenas uma ótima oportunidade de apresentar uma banda para um novo público, mas também uma declaração de união e camaradagem nessas cenas musicais.

Essa modalidade já uniu, por exemplo, bandas como Converge e Napalm Death, NOFX e The Spits e ainda o Fall Out Boy com o Project Rocket. O Queens of the Stone Age também usou o split para apresentar sua carreira depois do fim do Kyuss, antigo projeto de Josh Homme.

Na lista abaixo, destacamos 10 splits memoráveis que deixaram sua marca em diferentes estilos musicais, inclusive alguns internacionais!

Split: 10 vezes em que bandas lançaram grandes EPs conjuntos

Kyuss / Queens of the Stone Age (1997)

Para marcar o fim do Kyuss, uma das bandas pioneiras do stoner rock, e o início do QOTSA, novo projeto do guitarrista Josh Homme que viria a ser um dos maiores nomes do estilo, as duas bandas organizaram um EP split com seis faixas – três para cada banda -, incluindo uma cover incrível de “Into the Void”, do Black Sabbath.

Project Rocket / Fall Out Boy (2002)

Este split de 2002 marcou o primeiro lançamento oficial do Fall Out Boy e do Project Rocket, e também as primeiras músicas em que essas bandas se distanciaram do hardcore e passaram a experimentar o emo e pop punk. Eles seguiram o formato clássico com três faixas para cada uma, e deu tão certo que o FOB explodiu no mainstream logo no ano seguinte.

Fourwaysplit: Aren’t We Amphibians / awakebutstillinbed / California Cousins / Your Arms Are My Cocoon (2025)

Lançamento que inspirou esta matéria, o Fourwaysplit saiu agora, em janeiro de 2025, reunindo quatro bandas com estilos diferentes dentro do screamo. O EP tem uma música para cada banda: o Aren’t We Amphibians trouxe seu midwest emo melódico, o awakebutstillinbed apostou na agressividade dos vocais, o Your Arms Are My Cocoon trouxe uma faixa mais lo-fi, e o California Cousins enquilibrou todas essas referências. Vale a pena conhecer!

NOFX / The Spits (2010)

Duas bandas já renomadas do punk, o NOFX mais consagrado mundialmente e o The Spits fundamental no uderground de Seattle, se uniram em 2010. Este split une o humor ácido e a velocidade do grupo de Fat Mike com o hardcore cru e minimalista dos Spits, com duas faixas para cada. O EP foi lançado apenas em edição especial em vinil, mas atualmente está disponível também nos streamings.

Pelican / Mono (2005)

Verdadeira homenagem ao shoegaze e suas variadas vertentes, este EP uniu a banda japonesa Mono, com seu post-rock atmosférico, e os norte-americanos do Pelican, mestres do metal instrumental. O split tem apenas três músicas, mas soma mais de 30 minutos no total, mostrando toda a capacidade de experimentalismo das duas bandas.

Touché Amoré / Pianos Become the Teeth (2013)

Mais um representante recente da cultura do split veio em 2013, quando o Touché Amoré uniu seu post-hardcore romântico com o screamo melódico do Pianos Become the Teeth. Com apenas duas músicas, o EP é carregado de sentimento e texturas, tanto que a faixa do Touché, “Gravity, Metaphorically”, ganhou até um videoclipe.

Post Marked Stamps No. 4: The Get Up Kids / Braid (1997)

No finalzinho dos anos 1990, a gravadora Tree Records organizou uma série de EPs split entre bandas que estavam surgindo no emo e pop punk, projeto que ganhou o nome de Post Marked Stamps. Uma das misturas que mais fez sucesso foi esta do The Get Up Kids com o Braid, com as faixas “I’m a Loner Dottie, a Rebel” e “Forever Got Shorter”.

Whirr / Nothing (2014)

Representando o shoegaze moderno, as bandas norte-americanas Whirr e Nothing mostraram que a cultura do split continuava viva em 2014. O EP conjunto veio com duas músicas de cada grupo, resultando em uma viagem sonora que começa com uma vibe etérea e termina com pedradas mais sombrias.

Converge / Napalm Death (2012)

Metalcore e grindcore se encontraram neste split de 2012 entre duas das bandas mais pesadas do século 21. Os britânicos do Napalm Death entregaram duas inéditas com um som rápido e brutal, enquanto os norte-americanos do Converge trouxeram uma faixa nova bastante emotiva, e uma cover caótica de “Wolverine Blues”, do Entombed.

Alkaline Trio / Hot Water Music (2002)

As duas bandas punk dos EUA escolheram um formato diferente e muito curioso para esse split de 2002: além de duas faixas inéditas para cada banda, Alkaline Trio e Hot Water Music também gravaram covers uma da outra! O grupo de Matt Skiba fez uma versão de “Rooftops”, enquanto o Hot Water homenageou duas músicas do Alkaline, “Radio” e “Bleeder”. Com sete faixas no total, o EP é uma excelente pedida pra quem quer conhecer o movimento!

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!