Torcedores ilustres

10 artistas que têm relação com o futebol e você não sabia

Adele, torcedora do Tottenham
Foto: Reprodução / Instagram

Futebol e música são elementos que movem paixões e movimentam milhões de pessoas ao redor do mundo. É natural, então, que vários dos nossos ídolos nos palcos tenham seus times do coração, tirando um tempinho toda semana para comemorar vitórias ou sofrer com derrotas.

Algumas conexões já são clássicas e praticamente todos já sabem, como a torcida dos irmãos Gallagher pelo Manchester City, mas algumas relações artistas-clubes de futebol são, no mínimo, aleatórias.

Confira algumas das associações mais interessantes dos últimos tempos e veja se seus ídolos podem te influenciar a torcer para algum time também:

10 – Olivia Rodrigo e Manchester United

Olivia Rodrigo em Old Trafford para jogo do Manchester United
Olivia Rodrigo em Old Trafford para jogo do Manchester United (Foto: Reprodução)

A cantora norte-americana Olivia Rodrigo é uma grande torcedora do Manchester United, da Inglaterra. Recentemente ela inclusive visitou o estádio Old Trafford para assistir a um jogo contra o rival Chelsea.

A jovem é tão engajada com o clube que foi até o gramado, entrou pelo túnel dos jogadores e assistiu à partida no mesmo setor que o lendário ex-treinador Sir Alex Ferguson.

9 – Arctic Monkeys e Sheffield Wednesday

Alex Turner com integrantes da comissão técnica do Sheffield Wednesday
Alex Turner com integrantes da comissão técnica do Sheffield Wednesday (Foto: owstalk.co.uk)

Todos os integrantes do Arctic Monkeys nasceram e cresceram em High Green, no subúrbio de Sheffield, na Inglaterra. Como era de se esperar, eles torcem para um dos clubes da região, o Sheffield Wednesday.

Alex Turner, Jamie Cook, Matt Helders e Nick O’Malley eram figurinhas carimbadas no estádio Hillsborough e chegaram a incluir símbolos dos Owls nas suas turnês, inclusive em palhetas customizadas.

8 – Kasabian e Leicester City

Kasabian na festa do título do Leicester
Kasabian na festa do título do Leicester (Foto: Reprodução)

A temporada de 2015/2016 foi absolutamente atípica no futebol inglês, com o modesto Leicester City fazendo uma campanha mágica e conseguindo o inédito título nacional. Quem ficou feliz foi a banda Kasabian, que surgiu na cidade e fez um show épico no evento de comemoração, que reuniu mais de 200 mil pessoas.

Os fãs de futebol estão familiarizados com o som do Kasabian há algum tempo, já que a canção “Club Foot” foi o tema das transmissões da Sky Sports entre 2009 e 2011 e “Fire” foi a música oficial da Premier League entre 2011 e 2013.

7 – Michael Jackson e Fulham

Mohamed Al-Fayed e a estátua de Michael Jackson
Mohamed Al-Fayed e a estátua de Michael Jackson (Foto: Reprodução)

É de aleatoriedade que você gosta? Michael Jackson, o Rei do Pop, era grande amigo do bilionário Mohamed Al-Fayed, antigo dono do Fulham FC. O astro visitou o estádio Craven Cottage algumas vezes e foi confirmado que ele era fã do time. Quando Michael morreu, Al-Fayed mandou construir uma estátua para a lenda no estádio londrino e o monumento acabou virando um símbolo local.

No entanto, o Fulham foi vendido em 2013 e o novo proprietário, Shahid Khan, mandou remover a estátua. Já em 2014, o clube foi rebaixado para a 2ª divisão depois de 13 temporadas na elite.

Será que deu azar tirar a homenagem ao Rei?

E sim, o Mohamed Al-Fayed é o ex-sogro da Princesa Diana e pai de Dodi Al-Fayed, que morreram em um acidente de carro em 1997.

6 – Fontaines D.C. e Bohemians FC

novas camisas da parceria fontaines dc e bohemians fc
Novo uniforme do Bohemians FC, em parceria com o Fontaines D.C. (Foto: Bohemians FC)

A banda irlandesa Fontaines D.C. se aliou ao clube Bohemians FC para lançar uma camisa especial em apoio à Palestina. A parceria estampa o terceiro uniforme do clube de Dublin para 2025 e tem como objetivo arrecadar fundos para a Assistência Médica aos Palestinos. Os recursos serão destinados diretamente às ações de emergência em Gaza, desde compra de medicamentos até a reestruturação de hospitais na região.

O design da camisa foi feito por Carlos O’Connel, integrante da banda, e traz as cores do álbum “ROMANCE”, lançado em 2024. Ela ainda conta com uma tag com a inscrição “Saoirse don Palestine”, ou “Liberdade para a Palestina” em irlandês.

5 – Robert Plant e Wolverhampton

Robert Plant no Molineux
Robert Plant no Molineux, estádio do Wolverhampton (Foto: Reprodução)

Robert Plant é um dos cantores mais icônicos da história do rock devido ao seu histórico desempenho como vocalista do Led Zeppelin, mas ele também é um dos torcedores mais ilustres do pequeno Wolverhampton, hoje na 1ª divisão inglesa. O cara é tão amado que, em 2009, foi anunciado como vice-presidente honorário do clube.

Robert contou, certa vez, que seu amor pelos Wolves quase impactou no seu casamento. Em 1974, quando o Wolverhampton conquistou uma Copa da Inglaterra contra o Manchester City, ele demorou três dias para chegar em casa, saindo de Wembley. Robert disse que em muitos momentos ele sequer sabia onde estava. Imagina essa comemoração!

4 – Ed Sheeran e Ipswich Town

Ed Sheeran, acionista do Ipswich Town
Ed Sheeran, acionista do Ipswich Town (Foto: Reprodução)

O cantor britânico Ed Sheeran é um grande fã de futebol e já era torcedor do Ipswich Town desde criança. Além de ser uma figura ilustre entre os apoiadores da agremiação, Sheeran se tornou acionista ao adquirir 1,4% das ações do clube, em 2021.

Já nem é novidade as transmissões de jogos no estádio Portman Road focarem as atenções no artista, que tem um camarote exclusivo. Ele não faz parte da diretoria por ter uma participação minoritária, mas já chama bastante atenção só por estar lá.

3 – Adele e Tottenham Hotspur

Adele e a paixão pelo Tottenham
Adele e a paixão pelo Tottenham (Foto: Reprodução)

A Inglaterra é o país que inventou o futebol e atualmente conta com a liga mais poderosa do mundo, portanto, é natural que a maior parte das conexões dos artistas sejam com clubes ingleses.

Adele é uma dessas personalidades, pois cresceu no distrito de Tottenham, no norte de Londres, e demonstrou várias vezes seu amor pelos Spurs. Ela já foi fotografada com acessórios do clube e até chegou a cantar uma música da torcida em uma entrevista.

Futebol brasileiro também faz parte!

2 – Kendrick Lamar e Palmeiras

A surpreendente proximidade entre Palmeiras e Kendrick Lamar (Foto: Reprodução)

Logo antes de lançar o álbum “GNX”, em novembro de 2024, o rapper Kendrick Lamar surpreendeu ao aparecer com uma camisa do Palmeiras. A foto foi publicada pelo artista Az Chike e aparentemente não foi uma ação combinada.

A assessoria do clube paulista confirmou ter presenteado Kendrick com a camisa, mas em novembro de 2023, quando ele se apresentou no Allianz Parque durante o festival GP Week. Na época, o Palmeiras estava na arrancada para conquistar o título do Campeonato Brasileiro.

O Palmeiras, claro, aproveitou o hype e publicou em suas redes sociais a foto com a legenda “All The Star Are Ready” e, dias depois, uma montagem com o jogador Estêvão na capa do álbum “DAMN”.

1 – Iron Maiden e Vasco da Gama

e Steve Harris, fãs de longa data do Vasco
Janick Gers e Steve Harris, fãs de longa data do Vasco (Foto: Reprodução)

O Iron Maiden tem uma ligação fortíssima com o West Ham, clube londrino. Recentemente eles fizeram uma parceria e até lançaram um uniforme juntos, peças incríveis para todo colecionador. O que pouca gente sabe, no entanto, é que o grupo também tem um carinho especial pelo Vasco da Gama.

A torcida organizada Força Jovem adotou o mascote Eddie ainda na década de 1980 e isso agradou os membros da banda. Em 2000, Janick Gers e Steve Harris estiveram em São Januário para a final da Copa João Havelange, conquistada pelo Cruz-Maltino. Em 2022, Gers aproveitou a vinda para o Rock in Rio e foi flagrado no estádio durante um jogo contra o Guarani, sem contar inúmeras menções ao clube carioca em materiais promocionais.