Repercussão do álbum "GNX"

Ícones do Rap reagem a versos afiados de Kendrick Lamar em novo disco: “perigoso”

Confira o que astros do Rap disseram após o lançamento surpresa do disco "GNX" de K-Dot

Kendrick Lamar reúne astros do Rap em show poderoso em Los Angeles; confira
Reprodução/Amazon Music/Twitter

Kendrick Lamar lançou um disco de estúdio surpresa, GNX, na última sexta-feira (22). As faixas, como era de se esperar, apresentam reflexões sobre suas insatisfações com alguns de seus colegas do Rap e, por isso, o astro provocou reações de alguns deles.

Um dos rappers veteranos que se manifestou foi Lil Wayne, depois de ter seu nome mencionado na faixa de abertura do novo álbum, “wacced out murals”. Na música, Kendrick parece se referir ao fato de Wayne ter se incomodado por ele ter sido escolhido para ser a atração principal do Super Bowl de 2025 antes dele, dizendo:

“Costumava ouvir o ‘Tha Carter III’, eu segurava minha corrente Rollie com orgulho / Ironia, acho que meu trabalho duro decepcionou Lil Wayne. […] Ganhei o Super Bowl e Nas foi o único que me parabenizou / Todos esses caras estão agitados / Estou feliz que eles estão mostrando suas caras.”

Após o lançamento do álbum, Wayne usou sua conta do Twitter para se manifestar sobre a música de Lamar em tom de ameaça:

“Cara, o que eu faço?! Eu só estou de boa e eles ainda vêm atrás da minha cabeça. Não vamos tomar gentileza por fraqueza. Deixem esse gigante dormir. Eu imploro a todos vocês. Ninguém realmente quer destruição, nem mesmo eu, mas eu destruirei se for perturbado.”

Dono de gravadora se pronunciou sobre GNX

Quem também se pronunciou sobre o lançamento de K-Dot foi Anthony “Top Dawg” Tiffith, fundador da gravadora Top Dawg Entertainment, com a qual Lamar encerrou seu contrato após o lançamento do elogiado disco Mr. Morale & the Big Steppers. Top Dawg declarou (via Rap-Up):

“Dot é um homem perigoso agora. Tudo o que eu pensei que ele seria aos 16 anos está aqui agora. [É melhor que] todos se acalmem. Eu prometo a vocês.”

Na faixa “heart pt. 6”, inclusive, Lamar mencionou o CEO da gravadora:

“Top costumava me gravar quando era pobre de mim / E agora estamos na mesa redonda pelo que me garante / Acho que minha motivação era o anseio por independência, coloquei tudo o que me restava no negócio da família / Agora é sobre Kendrick, quero evoluir, colocar meu conjunto de habilidades como um executivo negro.”

Na música, Kendrick também fez referência aos seus antigos colegas de gravadora, incluindo ScHoolboy Q, Ab-Soul e Jay Rock:

“Ab-Soul no canto murmurando raps, se atrapalhando com pacotes de Black & Milds / Esfarelando kush até ele abrir um sorriso / Suas palavras lendárias, desejando poder rimar como ele / Estudei seu estilo para definir minha caneta / Isso foi quando o único objetivo era fazer Jay Rock passar pela porta / Warner Brother Records, espero que Naim Ali nos avise / Estava animado só de ir às reuniões da gravadora.”

Ícones do Rap reagem a versos afiados de Kendrick Lamar

Quem também não escapou dos versos provocativos de Kendrick Lamar foi o lendário Snoop Dogg. O veterano foi alfinetado por apoiar Drake, que se tornou um dos principais rivais de K-Dot ao longo de 2024.

Também na faixa “wacced out murals”, Lamar diz:

“Snoop postou ‘Taylor Made’, rezei para que fossem os comestíveis [de maconha] / não pude acreditar, era certo para eu deixar isso passar.”

A música faz referência a “Taylor Made Freestyle”, uma das diss tracks lançadas por Drake no recente conflito que o rapper teve com Lamar. Na música, Drake usou inteligência artificial para simular a voz de Snoop Dogg e Tupac Shakur – vale lembrar que, após ser ameaçado pelo espólio do falecido rapper, Drake deletou a canção das plataformas de streaming.

Sem demonstrar muito incômodo por ter sido mencionado na música, Snoop Dogg usou sua conta do Twitter para declarar em seu tom bem-humorado de sempre e pareceu admitir que estava bastante chapado quando compartilhou “Taylor Made”:

“Novo álbum do K-Dot, ‘GNX’ [emojis de fogo]. Foi o rei dos comestíveis.”

Será que outros rappers ainda vão se manifestar? Por enquanto, confira mais detalhes e ouça o novo disco de Kendrick Lamar aqui.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! RAP

Dos clássicos do Rap ao Trap: a Playlist TMDQA! Rap é perfeita para você conhecer novos sons de artistas nacionais e internacionais! Aproveite para seguir o TMDQA! no Spotify!

https://open.spotify.com/playlist/01CfJkCRPIOknoD0g4dOW3?