Um dos sites de música mais respeitados do mundo, a Pitchfork publicou um comunicado triste e importante nas suas redes sociais.
Juntando-se a diversos outros festivais pelo mundo, que estão enfrentando um cenário bastante incerto em relação ao entretenimento ao vivo, o Pitchfork Music Festival não irá mais acontecer em Chicago.
De acordo com o comunicado oficial, a “difícil decisão” foi tomada mesmo levando em consideração os 19 anos de sucesso do evento:
“Para nossa comunidade de Festivais de Chicago:
À medida que o cenário dos festivais de música continua a evoluir rapidamente, tomamos a difícil decisão de não realizar o Pitchfork Music Festival em Chicago em 2025.
Essa decisão não foi tomada de forma leve. Por 19 anos, o Pitchfork Music Festival foi uma celebração da música, arte e comunidade – um espaço onde memórias foram criadas, vozes amplificadas e o amor compartilhado pela música nos uniu. O Festival, embora alinhado com o gosto da equipe editorial do Pitchfork, sempre foi um esforço colaborativo, ganhando vida própria como um pilar vital da cena artística de Chicago.
Somos profundamente gratos à cidade de Chicago por ser o lar do nosso Festival por quase duas décadas, aos artistas que abrilhantaram nossos palcos com apresentações inesquecíveis e aos fãs que trouxeram uma energia incomparável ano após ano. Agradecemos à At Pluto e a toda a dedicada equipe do Festival, cuja dedicação e criatividade foram a espinha dorsal de cada evento, e à comunidade mais ampla, cujo espírito e apoio tornaram o Festival uma experiência verdadeiramente única.
E agradecemos a Mike Reed por fundar o Festival e por sua visão inspiradora.
A Pitchfork continuará a produzir eventos em 2025 e além. Estamos ansiosos para continuar criando espaços onde música, cultura e comunidade se cruzam de maneiras inspiradoras – e esperamos vê-los lá.”
Cancelamento do Pitchfork Festival
O comunicado não deixa muito claro se o festival será realizado em outra cidade ou se os eventos, citados ao final da publicação, têm a ver apenas com shows solo.
De qualquer forma, é triste ver mais um festival indo embora após quase duas décadas de realizações em um mesmo local.