Líder do My Chemical Romance fez duras críticas ao Nu Metal

O dia em que Gerard Way mostrou todo seu desprezo pelo Nu Metal: “neandertais com microfones”

Comentário antigo do líder do My Chemical Romance divide opiniões na internet

Gerard Way (My Chemical Romance) opina sobre Nu Metal
Reprodução/YouTube

Um comentário antigo feito por Gerard Way (My Chemical Romance) sobre o Nu Metal voltou a circular nas redes sociais e tem dividido as opiniões dos internautas.

O artista que se tornou um ícone da música Emo no início dos anos 2000 ao apresentar hits como “Welcome to the Black Parade”, “Teenagers”, “Helena” e mais, fez duras críticas ao gênero que nos últimos anos tem voltado a ganhar forças na cena musical.

As declarações aconteceram em 2007 e, na ocasião, o vocalista do MCR apontou:

“Eu detestava nu metal. Eu achava que isso meio que nos fazia voltar à idade da pedra, no que diz respeito ao rock. Não estou tentando generalizar muito sobre isso, mas das bandas que meio que lideraram essa coisa – e não vou nomeá-las – me parece que elas encorajavam o sexismo, a homofobia e outras formas de ignorância.

E a música deles não era muito boa… então, é como se você tivesse dado um microfone a um bando de neandertais por 8 anos, e todo mundo teve que lidar com isso.”

Através de bandas como Linkin Park, KoRn, Limp Bizkit, System of a Down e tantas outras, o Nu Metal marcou uma geração que parecia se dividir entre amor e ódio pelo gênero.

O que não se pode negar é que o estilo produziu materiais influentes no final dos anos 90 e início dos anos 2000, como você pode ver em nossa lista de 10 Discos de Nu Metal que não têm nenhuma música ruim.

O dia em que Gerard Way, do MCR, detonou o Nu Metal

Após a fala de Gerard Way ter voltado a viralizar na internet, muitos fãs tentaram deduzir sobre quais bandas o vocalista poderia estar se referindo.

Alguns comentários apontaram para o Limp Bizkit e seu polêmico líder Fred Durst, que era conhecido por não ter uma personalidade muito agradável. Um perfil declarou:

“Depois que o Limp Bizkit capturou completamente a ideia cultural de ‘nu metal’, todos repudiaram o gênero como tal quando, na verdade, estavam se referindo apenas àquela banda.”

Outro internauta apoiou o ponto de Way e relatou o porquê dele acreditar que algumas bandas não queriam ser definidas como representantes do Nu Metal:

“Para ser sincero, é por isso que bandas como Linkin Park e Deftones não queriam ser chamadas de nu metal no começo — especialmente depois de Woodstock ’99. É uma imagem difícil de se livrar.”

Um fã que também defendeu o comentário de Gerard aproveitou para refletir sobre os grupos que continuam fazendo sucesso, dizendo:

“Como fã de Nu Metal e MCR, ele não estava errado, para ser sincero, mas felizmente a maioria das bandas que cantam sobre essas coisas e copiaram o Limp Bizkit foram esquecidas e as melhores ainda são comentadas hoje em dia.”

Além de alguns grupos que retornaram com destaque como Linkin Park, Limp Bizkit, Papa Roach e outros, a volta do Nu Metal também está ganhando força através do trabalho de grupos mais novos como Spiritbox, Wargasm, Tallah e Tetrarch, que estão incorporando elementos do gênero em suas obras e o apresentando para novas gerações.