Quando o Pearl Jam gravou o inovador Binaural em 2000, que usa técnicas de relaxamento através das batidas sonoras, a banda escolheu uma foto igualmente pioneira da NASA que mostrava uma nebulosa planetária em detalhes pela primeira vez.
Quase 25 anos depois, a agência espacial norte-americana revelou nesta terça-feira (8) mais detalhes sobre aquela estranha estrutura em formato de ampulheta, que parecia ter um olho humano no centro.
Em um post no Instagram, a NASA explicou que a imagem foi composta por três fotografias feitas pelo telescópio Hubble em 1996. Segundo a agência, a nebulosa que inspirou Eddie Vedder e companhia fica a cerca de 8 mil anos-luz da Terra.
Os cientistas também detalharam os elementos e cores encontradas dentro da nebulosa:
“As imagens foram obtidas pelas câmeras Wide Field e Planetária 2 do Hubble, usando diferentes filtros para capturar a luz do nitrogênio ionizado (vermelho), hidrogênio (verde) e oxigênio duplamente ionizado (azul). A combinação dessas cores gerou uma imagem que parece um ‘olho’ azul-turquesa no centro de uma ampulheta vermelho-alaranjada.
[…] Trata-se de uma das maiores descobertas para a compreensão da vida e morte das estrelas.”
A nebulosa planetária que inspirou o Pearl Jam
Vale lembrar que o álbum Binaural usa uma tecnologia de som de mesmo nome, criada no século 19 mas que só se popularizou recentemente, que utiliza batidas reproduzidas em certas frequências e com um padrão repetitivo, que se sincronizam às ondas cerebrais para combater a ansiedade.
Nós te contamos tudo sobre esse disco e seu processo de gravação, e você pode conferir aqui. Confira o post completo a seguir e ouça abaixo “Nothing As It Seems”, clássico do trabalho que usou a foto da NASA!
OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO
Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!