Há exatamente 11 anos, a música brasileira perdia um de seus maiores representantes, especialmente quando o assunto é o baixo. Champignon, que fez história como baixista do Charlie Brown Jr., nos deixou no dia 9 de Setembro de 2013, com apenas 35 anos de idade. O falecimento, aliás, ocorreu cerca de 6 meses depois de perdermos Chorão.
A história trágica segue impactando muita gente e, entre os que mais sofreram com tudo isso, está o guitarrista Marcão. Membro de longa data do CBJR que segue em turnê celebrando o legado da banda atualmente, o músico fez um post em tom de desabafo para lembrar do amigo baixista neste dia 9 de Setembro de 2024.
Marcão (Charlie Brown Jr.) fala sobre Champignon
Conforme você pode ver pela publicação ao final da matéria, Marcão acredita que “Champ”, como era apelidado pelos colegas de banda, foi “injustiçado”. Ele explicou, em meio a um relato sobre a dor de lidar com sua perda até hoje:
“Hoje faz 11 anos que Champignon nos deixou. Penso nele todos os dias e sua perda é algo que nunca superei, assim como a do Chorão, mas tento aprender a conviver até hoje. Um grande irmão, amigo e parceiro… acho que foi bastante injustiçado pelo julgamento de muita gente covarde e sem noção, pois ele não tinha feito nada de errado. Mas o fanatismo doente e a ignorância é algo que desperta o pior lado dos seres humanos.”
Na época, vale lembrar, Champignon sofreu muitas críticas de fãs e da mídia por ter assumido os vocais da “nova banda” A Banca. O grupo era formado basicamente pelos membros do CBJR sem Chorão, e muitos interpretaram mal a decisão de seguir em frente, especialmente por parte do baixista que assumiu a tarefa mais árdua.
Matérias da época do falecimento do músico explicam, aliás, que ele havia chorado na véspera da morte devido aos comentários maldosos que enfrentava. Sem dúvida alguma, é mais uma oportunidade para refletir sobre como a internet e a indústria do entretenimento não são terras sem lei: as palavras têm peso, e você nunca sabe quem irá atingir com suas declarações.
Pense nisso!
Guitarrista celebra legado de Champignon
Em tom mais positivo, Marcão encerra a mensagem sobre Champignon falando sobre como o músico “segue vivo” nos dias atuais:
“Espero que você, Champ, esteja em paz e fazendo muita música boa aí na casa de Deus. Saiba, meu irmão, que você segue muito vivo através da nossa memória aqui, da música e de todo o legado que você deixou para a gente. Para os fãs do Rock and Roll, do Rap e da música de qualidade!!! Te amo irmão! Fica bem aí aonde quer que esteja!”
Obrigado por tudo, Champ!
CVV – Centro de Valorização da Vida
Se você passa por problemas de saúde mental e gostaria de procurar algum tipo de ajuda, conheça o trabalho do CVV – Centro de Valorização da Vida.
O CVV realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, email e chat 24 horas todos os dias.
O número de telefone para entrar em contato com eles é 188. Você pode conferir a lista de estados disponíveis clicando aqui.
OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO
Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!