Alguns dias atrás, o músico brasileiro e modelador 3D Mauro Jr, que faz parte da banda Caiçara Clã, decidiu compartilhar com seus seguidores no Instagram a sua réplica da máscara original de Eloy Casagrande no Slipknot.
Na legenda da publicação, o artista afirmou que tudo começou quando resolveu fazer uma cover baseada em uma música do grupo americano.
No vídeo que você confere clicando aqui, o jovem avisa que sua versão de bateria ainda vai ser publicada e explica o processo de produção da máscara, que demorou três meses desde as etapas iniciais até sua finalização.
Para desenvolver uma réplica fiel, Mauro contou que estudou diversas fotos de Casagrande com a máscara original; no total, foram dez versões até chegar no resultado ideal para a impressão.
Depois de imprimir a réplica, o baterista disse que levou mais duas semanas para concluir o processo final, que incluiu a aplicação de algumas camadas de Primer para eliminar qualquer risco de imperfeição.
Assista ao vídeo clicando neste link e confira fotos ao final da matéria para ver o quão incrível ficou!
Baterista brasileiro recria máscara de Eloy Casagrande no Slipknot
Em conversa com o TMDQA!, Mauro afirmou que foi no final de Abril, quando saiu a notícia de que Eloy tinha entrado no Slipknot, que ele decidiu que homenagearia seu compatriota de alguma forma:
“A sensação que tive, assim como todos os outros fãs, foi como se o Brasil ganhasse a Copa do Mundo. Realmente vi todos ao meu redor torcendo e falando sobre durante esse período, foi algo bem animador.
Eu havia acabado de gravar uma cover de ‘T.L.C.’, da banda Turnstile, que havia passado pelo Brasil na época e, logo em seguida, comecei a idealizar meu próximo projeto, o qual seria tocando alguma música do Slipknot. Após a música ter sido decidida, comecei a pensar na parte estética do vídeo e como poderia trazer a estética única da banda para esse projeto, o qual sempre foi feito de maneira independente e sem fins lucrativos.
Eu sou músico e professor de bateria aqui no litoral de São Paulo, mas a minha profissão principal sempre foi a modelagem 3D, trabalhando na área de desenvolvimento de jogos, animações, impressões 3D, curta metragens, mockups de produtos, multimídia, etc. Somando isso com a minha insatisfação na qualidade das máscaras que haviam sido feitas na época e, principalmente, porque a maioria delas teriam que vir de outro país lotado de impostos, a frase ‘Se quiser algo bem feito, faça você mesmo’ veio à tona em minha cabeça e foi aí que essa jornada começou.”
Mauro ainda revelou que, apesar de já ter pouco mais de dez anos de experiência no ramo, o processo de modelagem 3D da máscara foi algo realmente desafiador:
“Quando se trata de uma réplica extremamente fiel em escala real, nossa liberdade criativa é extremamente limitada a seguir exatamente o que já foi criado. Busquei por diversas fotos, vídeos, todo tipo de mídia que eu pudesse utilizar como referência para conseguir um resultado mais fiel possível.
Durante o processo, tive o privilégio de ter a ajuda de pessoas envolvidas na produção das máscaras originais da banda, as quais foram me guiando para o caminho certo. Esse processo demorou semanas incansáveis de trabalho e diversas noites viradas, mas assim que o modelo ficou pronto, a sensação de dever cumprido tomou conta do meu coração. Hoje em dia, eu olho para trás e me pergunto ‘O que eu tinha na cabeça pra fazer um negócio desses?’, mas eu não me arrependo.”
Ainda bem que ele levou a ideia adiante, né?
OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! METAL
Nu Metal, Metalcore, Heavy Metal, Thrash e muito mais: todo peso das guitarras aparece na Playlist TMDQA! Metal para você ouvir clássicos e conhecer novas bandas agora mesmo. Siga o TMDQA! no Spotify!