O futuro já começou: Artista japonês impressiona com música e videoclipe feitos totalmente com IA
Reprodução/X

Sabe aquela previsão distópica de que, com o avanço da Inteligência Artificial, não saberemos mais diferenciar o que é real e o que é fake? Então, sentimos informar que esses dias já chegaram.

Basta assistir ao videoclipe criado pelo artista japonês Arata Fukoe para entender o que estamos falando. Especialista em IA, ele decidiu criar uma música usando as ferramentas mais modernas do momento.

A canção foi feita usando o ChatGPT e o Sunoai, enquanto o vídeo é uma mescla de várias tecnologias incluindo Midjourney, DreamMachine, Kling e Gen-3.

Em seu perfil no X, Fukoe apontou algumas falhas do clipe que são perceptíveis para quem tem o olhar mais apurado, mas se disse satisfeito com o resultado:

Tentei fazer algo parecido com um videoclipe usando IA de última geração. O conteúdo é uma bagunça! Principalmente ao visualizar pessoas em uma tela grande, a granulação é perceptível. Mas sinto que você pode disfarçá-la de alguma forma, dependendo de como quer usá-la.

Assista abaixo e tire suas conclusões!

Veja clipe e música feitos totalmente com IA

Quem divulgou a criação de Arata Fukoe foi o brasileiro Bruno Sartori, jornalista e operador de IA que é considerado o “bruxo dos vídeos” por aqui.

Ele, inclusive, participou do Podcast TMDQA! em 2020 para explicar as possibilidades da tecnologia naquele momento. Outro episódio mais recente do nosso programa recebeu o jornalista Bruno Natal, que falou sobre questões éticas e de direitos autorais da IA.

De qualquer forma, embora a criação do artista japonês ainda não tenha a duração de uma música comum, já dá pra dizer que será difícil diferenciar um trabalho humano de um artificial no futuro bem próximo, né?

LEIA TAMBÉM: Warner Music proíbe uso de suas músicas para treinamento de Inteligência Artificial

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! BRASIL

Música brasileira de primeira: MPB, Indie, Rock Nacional, Rap e mais: o melhor das bandas e artistas brasileiros na Playlist TMDQA! Brasil para você ouvir e conhecer agora mesmo. Siga o TMDQA! no Spotify!