Um dos maiores compositores do nosso país, Lenine está rodando o Brasil ao lado do percussionista Marcos Suzano, reeditando a parceria que há pouco mais de 30 anos rendeu o icônico álbum Olho de Peixe (1993).
O disco, que tem músicas lindíssimas como “Leão do Norte”, “O Último Pôr do Sol” e “Miragem do Porto”, foi um marco na MPB pela simbiose do violão ritmado do músico pernambucano com as batucadas do artista carioca – mistura que influenciou demais o surgimento do Manguebeat.
Na época, Lenine tinha 34 anos e vivia no Rio de Janeiro, onde já era um dos compositores mais requisitados da cidade e lançava álbuns solo cada vez mais populares.
Já Suzano, um pouco mais jovem, decidiu gravar pela primeira vez as suas experimentações com pandeiro, reco-reco, tantã e triângulo. Eles convidaram o produtor Denilson Campos e mixaram o álbum de forma independente, algo que não era nada comum na época.
O resultado foram 11 faixas que são uma síntese do suingue carioca e dos ritmos regionais de Pernambuco, e que renderam uma turnê internacional que passou pela Europa, os Estados Unidos e até o Japão!
Olho de Peixe, de Lenine e Marcos Suzano
31 anos depois, a turnê de Olho de Peixe chegará à primeira edição do Festival Turá no Recife! Lenine e Marcos Suzano vão subir ao palco no sábado, dia 24 de agosto, marcando uma ocasião muito especial para todos os envolvidos.
O evento, que acontece também no domingo, dia 25, ainda terá shows da Nação Zumbi, Lulu Santos, Nando Reis, Maria Rita, Baco Exu do Blues e muito mais, e você pode garantir o seu ingresso neste link!
Vale lembrar que, no ano passado, Lenine e Suzano disponibilizaram Olho de Peixe pela primeira vez nas plataformas digitais, e ainda lançaram uma edição limitada em vinil e um songbook com todas as músicas cifradas, fotos e histórias inéditas da gravação.
Imperdível! Ouça abaixo o clássico “O Último Pôr do Sol”, que o público do Turá Recife vai ver e ouvir de pertinho!
LEIA TAMBÉM: TMDQA! Entrevista: Lenine fala sobre tocar com orquestra em show especial com a Petrobras Sinfônica