Jovens e mulheres têm sido mais presentes em shows de Rock e Metal
Foto stock via Shutterstock

O Glastonbury 2024 aconteceu na última semana e a organizadora e dona do festival, Emily Eavis, revelou em entrevista ao The Telegraph que gostaria de ter visto mais bandas de Rock na fazenda de sua família, onde o evento foi realizado.

Emily trouxe a declaração como resposta às constantes perguntas sobre a ausência de protagonismo do gênero no festival, que antigamente era dada como certa. Segundo ela, “não há muitas bandas de Rock novas para escolher” e o projeto do evento inglês para cada ano “reflete o que está acontecendo no mundo da música no momento”.

Em seu depoimento, a empresária relembrou com saudosismo a época em que trouxe para o Glastonbury grupos como Pulp, Oasis e Radiohead (via Loudersound):

Não há muitas bandas de Rock novas para escolher, para ser honesta. Espero que isso surja novamente, meu auge foi em 1995 com Pulp, Oasis e Radiohead… e isso foi ótimo, mas a música muda o tempo todo e agora é aqui que estamos.

As atrações principais do Pyramid Stage para o festival deste ano foram Dua Lipa, Coldplay e SZA, o que comprova a ausência do gênero em lugares principais. Entretanto, será que o Rock está escasso mesmo?

Vale destacar que o único artista ou banda no palco principal que poderia ser classificado como uma banda de “Rock” é a sempre ótima PJ Harvey, que mistura o Folk com Indie adicionando até uma pegada de Eletrônico e Lo-fi.

IDLES fez show incrível no Glastonbury 2024

Apesar da fala de Emily, a edição deste ano do Glastonbury foi marcada justamente por shows potentes de bandas de Rock nos palcos secundários, como o do IDLES, que até aproveitou a multidão a sua frente para encorajar o público a xingar o Rei Charles III em protesto contra a monarquia.

Algumas outras apresentações fora do palco principal que também se destacaram foram as de Fontaines D.C., Voice of Baceprot, High Vis, Yard Act, NewDad, The Last Dinner Party, Problem Patterns, Kim Gordon e Psychedelic Porn Crumpets.

Será que não dava para ter encaixado ninguém no palco principal?

LEIA TAMBÉM: As 10 melhores músicas de Rock dos Anos 80 segundo votação popular

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! BRASIL

Música brasileira de primeira: MPB, Indie, Rock Nacional, Rap e mais: o melhor das bandas e artistas brasileiros na Playlist TMDQA! Brasil para você ouvir e conhecer agora mesmo. Siga o TMDQA! no Spotify!