Raça
Foto por Fabio Ayrosa

Em 2019, a banda paulistana Raça lançou seu terceiro disco de estúdio, Saúde, e conquistou uma série de fãs de rock alternativo com o ótimo trabalho.

O álbum apareceu entre as principais posições na nossa lista de melhores discos nacionais daquele ano, e o grupo mostrou por que merecia atenção de quem ainda não conhecia sua carreira.

Agora, o Raça está de volta com mais uma boa dose de Emo, Shoegaze, Indie e Rock Alternativo, e tudo isso fica bem claro no single “Nem Sempre Fui Assim”, que abre os trabalhos de uma nova fase.

Novo Single do Raça

A canção é o primeiro single do quarto disco de estúdio do Raça, que será lançado no segundo semestre pela gravadora Balaclava.

Para divulgá-lo, um clipe oficial foi disponibilizado e já pode ser visto ao final dessa matéria, onde você também encontra a letra da canção.

A letra, aliás, traduz bastante a lírica presente em outros trabalhos da banda, sempre muito pessoais e biográficos, dessa vez misturada com uma forma que celebra, sim, o alternativo, mas também flerta com sonoridades mais acessíveis.

Festival da Pipa em Osaco

O clipe de “Nem Sempre Fui Assim” foi gravado no Festival da Pipa em Osasco, evento tradicional que reúne milhares de empinadores de diferentes idades.

Ao falar a respeito da gravação e da escolha da locação, o baixista Novato Calmon afirmou que a canção “remete a nossa adolescência, me lembra a infância, o aguardado momento de brincar fora de casa com os amigos”.

Ele ainda falou sobre como compôs a canção:

Compus esse som quando saí do apartamento onde fazíamos tudo da banda – merch, música, reuniões e rolês, então senti que um pedaço de mim ficou naquele lugar.

Novo Disco Vindo Aí

Quem também falou sobre essa nova fase foi o guitarrista e vocalista Popoto Martins, que destacou o encontro de letras e instrumentais tão marcantes em toda carreira do Raça:

A urgência das letras sinceras, por vezes até ásperas, acompanhadas das guitarras barulhentas, convidam para o show, onde o clima é visceral e o público canta a plenos pulmões.

O novo álbum, 27, terá nove faixas e passeia por diferentes vertentes, épocas e influências do Rock.

Produzido pelos integrantes da banda ao lado de Roberto Kramer, o disco tem um conceito elaborado em parceria com o artista plástico e tatuador Lucas Peixe, cuja pesquisa acadêmica sobre pipas e tatuagens influenciou o direcionamento das canções.

Sua capa, bem como as artes dos singles, são assinadas pelo artista.

Letra

“Nem Sempre Fui Assim”

(Lucas Calmon)

Não é fácil então
Me ensina a ser durão
Fala tudo que sempre quis
Nem sempre fui assim
Anos atrás, disse que ia me destruir
Nem sempre minha voz sai como eu quero
Olho pra baixo, quando converso
O aperto no peito
De quem é honesto
Não é fácil então
Me ensina a ser durão
Fala tudo que sempre quis
Nem sempre fui assim
Nem sempre fui assim

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! BRASIL

Música brasileira de primeira: MPB, Indie, Rock Nacional, Rap e mais: o melhor das bandas e artistas brasileiros na Playlist TMDQA! Brasil para você ouvir e conhecer agora mesmo. Siga o TMDQA! no Spotify!