Manu Chao em 2024
Foto por Sofia Dowbor / Radio Bemba

“Carregando injustiça nas costas”. Essa frase estampada no baú de uma moto que aparece no novo clipe de Manu Chao parece ser o tema central de “São Paulo Motoboy”, single que precede o aguardado novo disco Viva Tu, o primeiro de inéditas do artista em 17 anos.

O trabalho já havia ganhado uma prévia com a faixa-título, mas agora dialoga de forma direta e impactante com os fãs brasileiros. Com o clipe também tendo sido gravado em São Paulo, alternando entre cenas dos entregadores que rodam pela capital paulista e registros de Manu Chao por aqui, o vídeo tem tudo para ser um dos mais repercutidos do ano.

Em comunicado à imprensa, Manu explica de onde veio a inspiração para homenagear os motoboys:

São Paulo é uma fera que respira. E os entregadores são o sangue que corre em suas veias, mantendo-a viva.

Alinhado com suas preocupações políticas de longa data, Chao canta sobre os perigos da precariedade e o sacrifício dos trabalhadores, que são submetidos a rotas diárias extenuantes.

Manu Chao homenageia entregadores em “São Paulo Motoboy”

A história, aliás, não é novidade: antes da música, o próprio artista foi entregador em Paris e sabe bem quais são as dores dessa classe. Na letra, cantada em português, ele ressalta como os trabalhadores são exigidos independente do clima e muitas vezes até mesmo após sofrer acidentes, já que não podem ficar parados:

  • Avenida Marginal, motoboy na pista, jogando o destino / Calor assassino e veloz, em cada curva um amortecedor / A vida no retrovisor, não fica parado, formiga em ação / Minha moto é um avião / São Paulo afogado, tráfego danado, fluxo quebrado / Minha moto é um avião
  • Tanta gente na parada, tanta gente acidentada /Motoboy caiu no chão, caiu na fumaça / Caiu e levantou, o joelho que dói / Quebrado o farol, tanta adrenalina, cheiro gasolina / Sucata voadora, minha moto é um avião / Quebra-mola e vai pro céu / Para-choque vai pro chão
  • Motoqueiro chegar / Antes da chuva cair / Motoqueiro entregar / E fugir no ar / Disparado

Você pode assistir ao clipe de “São Paulo Motoboy”, que mais parece um documentário sobre a rotina na capital paulista, logo abaixo. Viva Tu será lançado na íntegra no dia 20 de Setembro.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! BRASIL

Música brasileira de primeira: MPB, Indie, Rock Nacional, Rap e mais: o melhor das bandas e artistas brasileiros na Playlist TMDQA! Brasil para você ouvir e conhecer agora mesmo. Siga o TMDQA! no Spotify!