Marisa Monte recebe título de doutora na USP
Crédito: reprodução

Nesta segunda-feira (24), Marisa Monte recebeu o título de doutora honoris causa pela Universidade de São Paulo (USP) e exaltou o poder da arte de transformar a vida de muitas pessoas.

Defensora da educação, a artista de 56 anos reafirmou a importância de levar conhecimento a todos que buscam uma sociedade mais igualitária:

Receber esse título é uma prova de que a arte tem o poder de impactar vidas, de despertar consciências e de promover mudanças. É um reconhecimento não apenas da minha trajetória artística, mas também ao poder da música como ferramenta de transformação social.

No mesmo dia, Marisa também comemorou o ocorrido através de suas redes sociais:

Que honra poder oficializar o título de Doutora Honoris Causa da USP sendo a terceira mulher a receber a honraria. É um privilégio poder colaborar com a maior instituição de pesquisa e educação do Brasil. Muito obrigada a todos que depositaram em mim esse voto de confiança. Viva a educação, a ciência, a arte e a cultura!

Após a cerimônia, as pessoas presentes no auditório da USP também tiveram o privilégio de ouvir a cantora apresentar o sucesso “Carinhoso”, composto por ela ao lado de Paulinho da Viola.

Confira o discurso de Marisa e um trechinho dela cantando para o auditório ao final da matéria!

Marisa Monte recebe título de doutora em universidade de São Paulo

Antes de Marisa Monte, somente duas mulheres haviam recebido a honraria da USP: a zoóloga alemã Eveline Du Bois Reymond Marcus e a farmacêutica Maria da Penha Maia Fernandes. Esta última deu nome à Lei Maria da Penha, que combate a violência de gênero no Brasil e é uma das leis mais relevantes do nosso país.

Além de tudo, Marisa é atualmente embaixadora do programa USP Diversa, que arrecada fundos e oferece bolsas de estudo para estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Vale lembrar que a cerimônia com transmissão online aconteceu apenas dois dias depois de Marisa se apresentar no campus junto com a orquestra sinfônica OSUSP e Arnaldo Antunes, ex-integrante do Titãs e seu parceiro nos Tribalistas, em um show histórico que reuniu uma multidão para celebrar a Universidade de São Paulo.

LEIA TAMBÉM: Eddie Vedder detona jogador da NFL que fez discurso machista: “covarde”

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! BRASIL

Música brasileira de primeira: MPB, Indie, Rock Nacional, Rap e mais: o melhor das bandas e artistas brasileiros na Playlist TMDQA! Brasil para você ouvir e conhecer agora mesmo. Siga o TMDQA! no Spotify!