Flea com o Red Hot Chili Peppers no Nilton Santos
Crédito: Diego Castanho/TMDQA!

Atualmente, Flea é um dos baixistas mais famosos do mundo e faz shows por todos os cantos do mundo com o Red Hot Chili Peppers.

Muito querido pela comunidade e também pelos fãs, o músico revelou no X/Twitter quais são seus músicos preferidos quando o assunto é o baixo.

Fazendo referência ao Monte Rushmore, um dos pontos turísticos mais famosos nos Estados Unidos que fica em Dakota do Sul e retrata em pedra as figuras dos ex-presidentes americanos George Washington, Thomas Jefferson, Theodore Roosevelt e Abraham Lincoln, Flea montou sua lista inspirado em uma postagem que mostrava James Jamerson.

Sem elaborar muito sobre suas escolhas, Flea causou alguma discórdia entre os fãs – principalmente por ter colocado o polêmico Sid Vicious, dos Sex Pistols, entre os quatro mais importantes nomes do instrumento em sua opinião.

Confira a lista completa de Flea logo abaixo e acesse a publicação original ao final da matéria ou clicando aqui!

Melhores baixistas de todos os tempos segundo Flea

James Jamerson

Baixista de uma série de hits do Soul e R&B, James Jamerson tem centenas de hits no currículo. Ainda assim, talvez sua contribuição mais elogiada e reconhecida seja o baixo de boa parte do disco What’s Going On, de Marvin Gaye, e sua influência é sentida até hoje na música de diversas formas.

Jaco Pastorius

Um dos baixistas mais técnicos de todos os tempos, Jaco Pastorius nos deixou cedo demais mas foi capaz de garantir um legado graças às suas gravações solo e com o Weather Report, que elevaram o baixo a um novo nível de protagonismo.

Stanley Clarke

Mais ligado ao jazz fusionStanley Clarke tem como grande mérito também transformar o baixo em protagonista – algo que quem acompanha o RHCP sabe bem que influenciou a carreira de Flea. Clarke é mundialmente reconhecido por ser um dos primeiros baixistas a ter uma carreira solo, esgotando shows por onde passava.

Sid Vicious

A maior polêmica da lista, sem dúvidas, é a presença de Sid Vicious. O baixista dos Sex Pistols ficou muito menos conhecido por suas habilidades do que por sua atitude, e talvez seja justamente essa a grande influência que ele teve sobre Flea: por mais que não seja revolucionário musicalmente, Sid foi protagonista sem ter qualquer habilidade que justificasse isso. Há uma lição a ser aprendida aqui, provavelmente!

LEIA TAMBÉM: As 12 músicas preferidas de John Frusciante, do Red Hot Chili Peppers

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! BRASIL

Música brasileira de primeira: MPB, Indie, Rock Nacional, Rap e mais: o melhor das bandas e artistas brasileiros na Playlist TMDQA! Brasil para você ouvir e conhecer agora mesmo. Siga o TMDQA! no Spotify!