Produtor do Pearl Jam revela música que a banda “roubou” do Led Zeppelin
Imagens: Divulgação

Há quem diga que no Rock nada se cria, tudo se transforma. Fato é que constantemente vemos bandas e artistas atuais reverenciando grupos clássicos dos anos 1960 e 1970, e isso acontece com o Pearl Jam e o Led Zeppelin.

Em entrevista ao programa de Rick Beato, o produtor Brendan O’Brien, que assina a maioria dos álbuns da banda de Eddie Vedder, confirmou que muitas influências da lendária banda britânica apareceram em músicas do grupo Grunge.

Muito se fala sobre o riff de abertura de “Given to Fly”, do disco Yield (1998), que seria parecido até demais com o de “Going to California”, faixa lançada pela banda de Robert Plant em 1971.

Mas a música que O’Brien considera “roubada” do Zeppelin é outra. Segundo o produtor, o hit “Better Man” só ganhou sua forma final graças a uma técnica muito usada por John Paul Jones, baixista e tecladista da banda inglesa (via Alternative Nation):

Isso é tão John Paul Jones. Tenho certeza que roubei esse som dele, porque especialmente no primeiro álbum do Led Zeppelin, ele dobrava as faixas de órgão.

Clássico do Pearl Jam foi inspirado em Led Zeppelin

“Better Man” foi uma das primeiras músicas escritas por Eddie Vedder ainda na adolescência, mas o cantor considerava a música “suave demais” para ser lançada pelo Pearl Jam.

A inspiração para duplicar as faixas de base feitas pelo órgão veio de “Your Time Is Gonna Come”, do álbum de estreia do Led Zeppelin em 1969, e depois disso Vedder e companhia concordaram em colocar a música em seu terceiro álbum, Vitalogy (1994).

Vale lembrar que, em entrevistas recentes, o baixista Jeff Ament disse que o PJ continua usando elementos do Led Zeppelin até hoje, já que algumas faixas do disco Gigaton (2020) foram gravadas com um baixo sem casas, o famoso fretless, muito usado também por John Paul Jones.

Demais! Confira abaixo as músicas “Better Man” e “Your Time Is Gonna Come”, e tire suas próprias conclusões.

LEIA TAMBÉM: Eddie Vedder explica por que quis “proteger” hit do Pearl Jam da mídia

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! BRASIL

Música brasileira de primeira: MPB, Indie, Rock Nacional, Rap e mais: o melhor das bandas e artistas brasileiros na Playlist TMDQA! Brasil para você ouvir e conhecer agora mesmo. Siga o TMDQA! no Spotify!