KISS no Monsters of Rock 2023
Foto por Stephanie Hahne/TMDQA!

O KISS marcou a história da música e suas performances enérgicas, que sempre chamaram atenção pelo uso de pirotecnia, roupas e maquiagens características, se tornaram um verdadeiro símbolo da teatralidade do Rock.

Recentemente, Geezer Butler, baixista do Black Sabbath, revelou que foi uma das inúmeras pessoas que ficaram bastante impactadas com os shows do grupo de Gene Simmons e Paul Stanley.

Em entrevista à Rock Cellar Magazine (via Metal Sucks), Butler relembrou da época em que o KISS foi convidado para abrir alguns shows do Black Sabbath em 1975 e apontou o quão surpreso ficou com as performances mais teatrais da banda norte-americana, além de lembrar qual foi a reação dos outros artistas após as inovações apresentadas pelo KISS:

O KISS abriu alguns shows para nós em meados dos anos 70. O KISS foi a primeira banda a usar produção de palco. Até o surgimento deles, bandas como o Black Sabbath costumavam simplesmente ligar [os instrumentos] e tocar. O KISS foi o primeiro a usar pirotecnia. Você nunca tinha visto isso. Digo, o choque disso! E eles estavam abrindo pra gente, então nem eram a atração principal. Saí e os assisti. Havia todas essas chamas saindo do palco e tudo mais. Foi tipo, ‘Meu Deus, o que está acontecendo aqui?’

Foi uma direção completamente nova para as pessoas. As pessoas tiveram que começar a pensar na produção teatral depois do KISS. Era difícil segui-los. Continuamos como uma banda comum, sem efeitos nem nada, e todo mundo ainda estava de boca aberta por vê-los. Nós pensávamos, ‘O que diabos aconteceu?’.

Era impossível acompanhá-los após aquela produção. Quando os assisti tocar, nem ouvi a música. Fiquei simplesmente impressionado com a produção teatral. Nós nos certificamos de que nunca mais teríamos o KISS como banda de abertura!

Despedida do KISS

No ano passado, ao completar 50 anos de carreira, o KISS encerrou sua turnê End Of The Road, que marcou o fim das atividades da banda após uma gloriosa jornada.

Pensando na continuidade do seu legado, o lendário grupo fechou um acordo com a empresa sueca Pophouse incluindo não apenas o direito total de suas músicas, mas também a marca registrada e o visual das pinturas faciais.

A parceria também conta com o desenvolvimento do show holográfico já anunciado durante a última turnê da banda, como contamos com mais detalhes aqui, e não seria de se assustar que este também seja um passo pioneiro para muitas bandas – só o tempo dirá!

Por enquanto, confira logo abaixo uma performance do clássico “Rock And Roll All Nite” e entenda o sentimento descrito por Geezer Butler sobre o show da banda.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! BRASIL

Música brasileira de primeira: MPB, Indie, Rock Nacional, Rap e mais: o melhor das bandas e artistas brasileiros na Playlist TMDQA! Brasil para você ouvir e conhecer agora mesmo. Siga o TMDQA! no Spotify!