Notícias

Do ringue para Hollywood: 10 lutadores que trocaram os socos pelo cinema

Os brutos também amam – e sabem atuar! O cinema e a TV estão cada vez mais cheios de grandes nomes dos ringues – prova disso é a presença de Conor McGregor em Matador de Aluguel, lançamento do Prime Video. 

Ele chega a uma já estabelecida escola de lutadores que se tornaram atores, e com grande sucesso. Ao longo das últimas décadas, nomes do MMA, do boxe e do wrestling estão transformando a atuação em sua segunda (e mais duradoura) carreira.

Advertising
Advertising

Os brucutus dominam Hollywood

Pra começo de conversa, é difícil ignorar Dwayne “The Rock” Johnson, John Cena e Dave Bautista. Na tela, eles são os maiores! Mas também estão presentes em boa parte dos sucessos de bilheteria dos últimos anos – dos universos cinematográficos da Marvel à DC, para citar apenas os mais óbvios. 

Todos esses nomes são, inclusive, da WWE – liga americana de luta livre conhecida por seu aspecto teatral. As lutas são coreografadas e o humor faz parte do perfil de cada lutador, e por isso a transição do wrestling para o cinema parece tão natural.

Porém, os “brucutus” que hoje ganham milhões sem levar um chute de verdade vêm de uma longa linhagem, especialmente ao longo dos anos 80 e 90. Nessa época, os lutadores já chamavam muita atenção e se tornaram parte da cultura pop.

Embora esse movimento para o cinema tenha oscilado ao longo dos anos, é fato que três dos principais nomes do entretenimento hoje vieram das lutas. Conheça abaixo alguns atores que têm uma vida pregressa nos ringues, tatames e octógonos!

10 lutadores que se tornaram campeões no cinema

Bruce Lee

Crédito: Divulgação

Um precursor dessa tendência antes de virar modinha, Bruce Lee, ícone das artes marciais, fez seu nome no cinema. Mestre do Wing Chun e criador do Jeet Kune Do, ele conquistou o mundo das lutas com maestria e uma filosofia inovadora.

Estreou como protagonista em O Dragão Chinês (1971), revolucionando o gênero. Em A Fúria do Dragão (1972), consolidou seu status de astro internacional.

Lee provou que um artista marcial talentoso pode ser muito mais do que um lutador. Ele era um ator carismático, um filósofo perspicaz e um ícone cultural que transcendeu barreiras.

André The Giant

Crédito: Divulgação

O lutador profissional e ator francês era dono de uma imponente figura – e soube usar isso a seu favor, geralmente interpretando personagens que se beneficiavam de sua altura e físico avantajado.

Em 1987, viveu Fezzik no clássico cult A Princesa Prometida, um papel que o consagrou (ainda mais) como um ícone da cultura pop.

André the Giant faleceu em 1993, mas seu carisma de um “gigante gentil” permanece!

Mike Tyson

Crédito: Divulgação

Mike Tyson, o ex-campeão mundial de boxe peso-pesado, também garantiu uma passagem pelo cinema. Ao invés de criar personagens para a história, ele claramente interpretou versões de si mesmo – o que não deixa de ter seu valor!

Desde 1989, Tyson vem se divertindo em diversos gêneros, mostrando carisma em comédias como Se Beber Não Case (I e II), séries como How I Met Your Mother e Entourage e até filmes de ação. Sabia que, em 2021, Tyson estrelou um filme policial co-produzido por Egito e Arábia Saudita? Pois é.

Seus créditos no IMDb já são 66. E ele tem mais duas produções pra sair ainda esse ano. 

‘Stone Cold’ Steve Austin

Crédito: Divulgação

Indiscutivelmente um dos maiores lutadores de todos os tempos, o gélido Steve Austin conquistou o mundo do wrestling com sua personalidade rebelde. Aposentado do ringue, Austin também se aventurou na atuação, tanto durante a carreira de lutador quanto depois.

Apesar de focar atualmente em televisão e podcasts, ele deixou sua marca em Hollywood. Filmes como Gente Grande 2, Golpe Baixo e Os Mercenários mostram a tentativa de Austin de se firmar como ator.

Hulk Hogan

Crédito: Divulgação

Um dos maiores nomes do wrestling também tentou a sorte como ator. Embora seja lembrado por bordões como “O que você vai fazer, meu irmão?”, o lutador também marcou época em filmes como o natalino Herói por Engano (1996).

Hogan foi um pioneiro, apesar de seus filmes não serem considerados obras-primas do cinema! Ele foi de clássicos como O Senhor Babá para uma aparição em Rocky III.   

Infelizmente, Hulk seria lembrado por “atuar” em outro filme mais… digamos, adulto!

Chris Jericho

Crédito: Divulgação

Americano criado no Canadá, Jericho é um homem de muitos talentos. Além da luta livre, ele canta rock, atua e ainda escreve livros. Seus créditos incluem títulos como MacGruber, Country Hearts e até The Masked Singer.

Mostrando logo a que veio, Chris Jericho estreou como ator na série de esquetes MadTV e na série de ficção científica Aaron Stone

Dwayne “The Rock” Johnson

Crédito: Divulgação

Apesar da recente aparição na WWE, The Rock continua focado em sua bem-sucedida carreira no cinema. Embora não seja pioneiro nessa transição, ele é sem dúvida o lutador que se tornou ator mais reconhecido, abrindo caminho para outros. O próprio The Rock reconhece que o wrestling o preparou para o sucesso em Hollywood, inclusive interpretando a si mesmo em filmes como Lutando Pela Família.

Johnson é tão versátil que é difícil escolher seu papel mais marcante. O público mais jovem conhece sua voz como Maui em Moana (que terá uma sequência), enquanto os fãs de super-heróis lembram dele como Adão Negro. Ele também integra o elenco de Jumanji, ao lado de nomes como Karen Gillan e Jack Black

Dave Bautista

Crédito: Divulgação

Seis vezes campeão mundial, Dave Bautista redefiniu o que significa fazer a transição do telão das lutas para as telas dos cinemas. Ele poderia facilmente ter se aposentado como lutador e vivido confortavelmente, mas sua carreira de ator prova que ele é muito mais do que apenas músculos.

Bautista não perdeu tempo depois de deixar o ringue. Ele começou com uma participação especial em Smallville antes de conseguir sua primeira aparição no cinema em O Homem com Punhos de Ferro. Mas é seu trabalho recente que o solidifica como um ator sério. Do hilário Drax em Guardiões da Galáxia ao ameaçador Glossu Rabban em Duna, Bautista mostrou uma versatilidade surpreendente. Ele até trouxe intensidade ao suspense Glass Onion: Um Mistério Knives Out.

Ao contrário de muitos atletas que tentam atuar, Bautista evita paródias autorreferenciais. Ele se aventura por diversos gêneros, seja o horror arrepiante de Batem à Porta ou os thrillers cheios de ação – como em 007 contra Spectre. Como dono da própria produtora, ele agora escolhe a dedo em quais projetos apostar.

John Cena

Crédito: Divulgação

John Cena é lembrado até hoje pelo wrestling, especialmente pela frase icônica “Você não pode me ver!”. Mas o atleta conquistou um novo espaço como ator de sucesso. Seu papel principal como Pacificador na série homônima e em O Esquadrão Suicida também foram destaque.

Vale lembrar que ele está ligado a grandes franquias fora do universo DC, como As Tartarugas Ninja: Caos Mutante e o filme de Transformers, Bumblebee.

Prova de que sua estrela está cada vez mais no alto é que ele também chamou atenção no último Oscar – não como vencedor, mas como apresentador do prêmio de Melhor Figurino… completamente nu!

Além de tudo, o cara tenta mostrar seus talentos como rapper. Foco em “tenta”. Não dá pra ganhar todo campeonato…

Ronda Rousey

Crédito: Divulgação

Ela é atriz, dubladora e lutadora de luta livre profissional, artes marciais mistas e judô – apenas! Ronda Rousey foi a primeira mulher americana a ganhar uma medalha olímpica no judô, conquistada nos Jogos Olímpicos de Verão de 2008 em Pequim.

No início da carreira, em 2009, apareceu em American Judoka. Depois, foi ganhando mais exposição: Os Mercenários 3, Velozes e Furiosos 7, Entourage, 22 Milhas, 9-1-1 e As Panteras

Sasha Banks

Crédito: Divulgação

Ela é um dos maiores jovens talentos da WWE, e Sasha Banks começou a se aventurar por Hollywood já no topo: com um papel considerável em um episódio da segunda temporada de The Mandalorian.

O curioso disso é que o showrunner de The Mandalorian, Jon Fravreau, escalou Banks com base em sua habilidade de comer asinhas apimentadas – demonstrada em uma entrevista no canal Hot Ones. Tá aí um teste nada convencional!

Lutadores que se tornaram atores provam que não são apenas músculos. Suas habilidades físicas e de performance os tornam capazes de brilhar em papeis muito específicos em Hollywood. Com tantos exemplos de sucesso, será que em breve teremos um lutador vencendo o cinturão do… Oscar? Só o tempo dirá!

Published by
Nathália Pandeló