Bruno Martins
Bruno Martins (Crédito: Mariana Naegeli)

Uma startup brasileira está com uma missão: mostrar que é possível o mercado da música e a inteligência artificial coexistirem. Não só é possível, como já acontece, e agora uma nova ferramenta amplia essas possibilidades. O Shake GPT é a IA da Shake Music voltada para artistas, atuando como um assistente de marketing para quem quer acertar na divulgação de um lançamento.

A novidade atende a uma lacuna do mercado: um planejamento estratégico na divulgação de um novo artista ou selo independente pode fazer a diferença na hora de avançar na carreira. 

Quando a vida te dá limões, faça um milkshake!

Como uma distribuidora musical, a Shake vê em primeira mão algumas das carências do mercado. Uma delas é dar o primeiro passo na promoção de um single ou álbum e entender o que é preciso fazer para que o lançamento chegue ao público – o grande objetivo final. 

Desenhar um plano de marketing com a ajuda da IA será o pontapé inicial para que artistas e selos busquem os serviços e profissionais que farão isso acontecer, sejam designers, gestores de redes sociais, assessores de imprensa e outros. 

Uma IA que é uma mãe

O Shake GPT está disponível no aplicativo Shake Music for Artists e pode auxiliar em diversas tarefas, como criar textos de pitching, que ajudam a galgar espaço nas playlists; desenvolver branding, com dicas e sugestões para fortalecer a marca; criar cronogramas de conteúdo para redes sociais, planejando a estratégia de posts; melhorar a performance nos serviços de streaming, com dicas de otimizar a presença nas plataformas; entre diversas outras funções. 

Bruno Martins, fundador e CEO da Shake Music, destaca que a concepção do Shake GPT surgiu da vontade de fornecer uma plataforma abrangente que atendesse às demandas dos artistas, especialmente no que diz respeito ao marketing:

A ideia começou a partir da vontade de ter uma plataforma reunindo uma série de ferramentas para facilitar a vida do artista, desde informações importantes até fluxos como envio de pitching para Spotify, Deezer e afins. Logo no início do desenvolvimento, tive uma conversa com uma executiva importante no mercado fonográfico que levantou a seguinte bola: ‘Eu gosto muito do que você me mostrou, mas sinto falta de algo relacionado a marketing. Você é conhecido no mercado por causa do marketing, é importante oferecer algo neste sentido’. Essa pulga atrás da orelha me levou a pensar em formas de oferecer uma ferramenta de marketing que não dependesse de input humano, que fosse escalável e servisse ao artista.

A inteligência artificial continua levantando debates

A IA vem trazendo à tona questões que são, na verdade, pautas sociais e trabalhistas bem maiores que a própria tecnologia. O assunto passa pela precarização do trabalho e desvalorização de profissionais nas mais diversas áreas.

No mundo da música, algumas das principais questões éticas envolvem questões como propriedade intelectual e autoria, transparência e controle das plataformas. Uma distribuição musical bem estruturada – com todos os metadados corretos, por exemplo – pode ser uma ferramenta poderosa no combate à fraude e na criação de plataformas mais justas para artistas e criadores.

A proposta do lançamento é criar mais um espaço para desenvolver ideias e conceitos para o trabalho, e não pular etapas ou substituir profissionais que são indispensáveis para uma boa campanha de marketing.

Bruno Martins complementa:

Principalmente por ser uma ferramenta fechada com acesso restrito aos nossos artistas e selos, tenho certeza que funcionará mais como uma ferramenta para acelerar processos, trazer novas ideias e melhorar a qualidade do marketing nos lançamentos dos nossos artistas. A ideia dele é, literalmente, funcionar como um assistente de marketing adicional à sua estrutura. 

Com ou sem IA, o desenvolvimento da ferramenta aponta para a importância dessa etapa do processo: o marketing musical é fundamental para que o som de um artista desponte em meio a tantos lançamentos. Fazer isso de forma inovadora e autêntica é indispensável para artistas, dos iniciantes aos mais estabelecidos!

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!