Notícias

Jonathan Glazer: diretor que protestou no Oscar fez clipes lendários de Jamiroquai e Radiohead

Favorito ao Oscar 2024 de Melhor Filme Estrangeiro, o longa Zona de Interesse confirmou todas as previsões e venceu a categoria na premiação realizada neste domingo (10) em Los Angeles, nos Estados Unidos.

Ao subir no palco da cerimônia para agradecer o prêmio, o diretor judeu Jonathan Glazer comparou o extermínio de seus semelhantes durante o nazismo, triste período da história mundial que é descrito em seu filme, com o atual genocídio em Gaza, na Palestina, pelas mãos do governo israelense.

Advertising
Advertising

Como seu discurso foi um dos mais marcantes da noite, o nome de Glazer foi comentado por muitos internautas e um deles – como você pode ver ao final da matéria – lembrou que o cineasta já dirigiu clipes de nomes famosos como Jamiroquai, com “Virtual Insanity”, e Radiohead, com “Karma Police”, os quais você pode relembrar ao final da matéria.

Além destes, Jonathan Glazer dirigiu ainda os vídeos de “Karmacoma”“Live with Me”, do Massive Attack“The Universal”, do Blur“Street Spirit (Fade Out)”, do Radiohead; “Into My Arms”, de Nick Cave and the Bad Seeds“Rabbit in Your Headlights”, do UNKLE com Thom Yorke“A Song for the Lovers”, de Richard Ashcroft“Treat Me Like Your Mother”, do The Dead Weather.

Este último, lançado em 2009, é o clipe mais recente assinado por Glazer. Mais abaixo, assista também, em inglês, ao forte discurso de agradecimento no Oscar!

Zona de Interesse acompanha vida de família nazista

Na categoria de Melhor Filme Estrangeiro, Zona de Interesse representou o Reino Unido, apesar de ser falado em alemão e polonês.

O longa, que ainda disputou a estatueta de Melhor Filme, vencida por Oppenheimer, é baseado no livro de mesmo nome publicado por Martin Amis – escritor que, infelizmente, morreu no dia seguinte à exibição do longa em Cannes, no ano passado.

Com Sandra Hüller no elenco, uma das concorrentes ao prêmio de Melhor Atriz por Anatomia de uma Queda, o filme acompanha a rotina de uma família nazista que vive feliz morando praticamente ao lado do campo de concentração de Auschwitz, na Polônia.

Indicados do Oscar ganharam bolsa com mimos

Apesar do importante discurso de Glazer, o Oscar também vive de bastante futilidade e a famosa sacola entregue anualmente a alguns indicados tem sido objeto de discussão para muita gente. Em 2024, o valor dos mimos chegou US$178 mil – quase R$1 milhão!

LEIA TAMBÉM: I’m Just Ken: veja performance de Ryan Gosling com Slash no Oscar

Published by
Gabriel von Borell