Akira Toriyama, criador de Dragon Ball, morre aos 68 anos

Na madrugada desta sexta-feira (8), o mundo recebeu uma notícia de partir muitos corações: Akira Toriyama, lendário mangaká japonês criador da série Dragon Ball, faleceu aos 68 anos de idade.

O desenhista, no entanto, morreu no dia 1º de Março e a situação só foi revelada ao público nesta madrugada. Ele foi vítima de um hematoma subdural, que acontece quando é gerado um acúmulo de sangue entre o cérebro e seu revestimento externo, o crânio.

Até o momento, não foram divulgados mais detalhes sobre as condições acerca do falecimento de Toriyama.

Morte de Akira Toriyama

Apesar disso, a internet foi tomada neste 8 de Março por homenages ao autor que também foi responsável por diversas outras obras, como o subestimado Dr. Slump e por seu trabalho em games como Dragon QuestChrono Trigger, ambos aclamados mundialmente.

A influência de Akira é tão grande que, pouco após o comunicado que informou seu falecimento, outro mangaká lendário se pronunciou de forma emocionante. Eiichiro Oda, autor de One Piece, escreveu uma carta belíssima (leia na íntegra aqui) em que desejava que “o céu seja um lugar tão agradável quanto os mundos que você criou”.

Para celebrar a obra e o legado de Akira Toriyama, o TMDQA! separou 5 músicas que vão te levar por uma viagem pela carreira dessa lenda. Obrigado por tudo, mestre!

5 músicas para celebrar Akira Toriyama e Dragon Ball

Rodrigo Firmo – “Cha-La Head Cha-La”

É claro que a lista não poderia começar com outra escolha. “Cha-La Head Cha-La” é a primeira abertura de Dragon Ball Z e, no Brasil, ganhou uma versão emblemática em português na voz de Rodrigo Firmo.

A composição original é de Hironobu Kageyama, uma das maiores lendas das músicas de anime e tokusatsu em todos os tempos.

Ricardo Fábio – “Coração de Criança”

Assim como no caso de Dragon Ball Z, a abertura de Dragon Ball GT também marcou época no Brasil. Até quem não é necessariamente fã do anime provavelmente sabe cantar os versos “Seu sorriso é tão resplandecente / Que deixou meu coração alegre / Me dê a mão / Pra fugir desta terrível escuridão”.

O intérprete da versão brasileira deste hino é Ricardo Fábio, que apontou em entrevista recente o quanto Toriyama foi importante para abrir as portas da sociedade brasileira para a cultura japonesa – citando a si próprio como exemplo, já que a música abriu caminhos para sua carreira na dublagem.

Thundercat – “Dragonball Durag”

A influência de Dragon Ball foi muito além do que Toriyama jamais poderia esperar. Nos EUA, por exemplo, o desenho – assim como outros japoneses, como Naruto – se tornou parte marcante da cultura negra, inclusive rendendo a publicação de livros como Piccolo Is Black, uma obra que explica por que o personagem Piccolo, que não é negro no anime, tem características de uma pessoa negra.

Em meio a tudo isso, Dragon Ball virou referência na cultura Pop e um ótimo exemplo da união desses mundos é “Dragonball Durag”, música viral de Thundercat que inclusive traz trechos como “Você não precisa gostar dos meus video games ou quadrinhos” e abraça a importância da cultura nerd, geek e otaku para a população negra.

ROTTENGRAFFTY – “70cm四方の窓辺”

Em anos mais recentes, Dragon Ball ganhou uma sobrevida ainda maior graças à nova versão, Dragon Ball Super, que renovou a popularidade do anime depois de muito tempo.

Por ali, são várias aberturas e encerramentos que marcaram época, mas a música do ROTTENGRAFFTY escolhida para ser a 10ª canção de fechamento do anime é uma daquelas que realmente ficou na mente do público – e, não à toa, basta abrir os comentários do clipe neste momento para ver uma série de fãs de Toriyama usando o espaço para lamentar sua morte.

Dragon Quest – “Overture”

Como falamos acima, a obra de Toriyama foi muito além de Dragon Ball e um dos melhores exemplos disso é o game Dragon Quest. No Japão, dá para arriscar dizer que a franquia de jogos é talvez tão conhecida quanto o mangá, e sua arte é assinada também por Toriyama – que entregou personagens emblemáticos, como o Slime.

Quem viveu o mundo dos games no passado ou no presente certamente se arrepia ao ouvir a “Overture”, mais conhecida como o tema de Dragon Quest, presente em todos os jogos da série e em constante evolução (veja no vídeo abaixo).

Um clássico épico para finalizar essa homenagem a um herói da vida real. Descanse em paz, Toriyama!

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!