Brandon Flowers com o The Killers
Foto de Brandon Flowers via Shutterstock

O The Killers é mundialmente conhecido por suas músicas dançantes de Rock Alternativo, mas seu líder Brandon Flowers sempre foi um artista com um gosto musical muito vasto.

O ano era 2012 quando o dono do hit “Mr. Brightside” conversou com o portal Entertainment Weekly e revelou algumas músicas que marcaram sua vida, definindo ainda em qual contexto elas estavam presentes ou onde se encaixam em sua trajetória.

Apresentando uma lista bastante eclética, as escolhas de Brandon Flowers vão desde o Soft Rock e Country Rock dos Eagles até o Power Pop e New Wave do The Cars, citado como responsável pela faixa que “mudou sua vida”.

Na seleção que você pode conferir na íntegra logo abaixo, ainda é possível ver que o líder do The Killers mencionou sucessos de Elvis Presley, Tina Turner Kate Bush, além de indicar qual faixa de Bruce Springsteen ele considera a mais sentimental.

Confira a seguir as 15 músicas mencionadas por Brandon Flowers e suas explicações sobre cada uma delas!

As 15 músicas que mudaram a vida de Brandon Flowers

1. Primeira música pela qual foi obcecado: John Waite – “Missing You”

Não tenho certeza de como as crianças chegam ao ponto de memorizar e conhecer músicas, mas eu sabia a letra de ‘Missing You’, de John Waite, provavelmente desde quando eu tinha três anos de idade. Foi a música que me atraiu quando ela estava no rádio e eu estava no carro com minha mãe. Deve ter sido tocada muito, porque eu sabia toda a letra. Minha irmã me levava para visitar os pais de seus amigos e coisas, e eu cantava. [risos]

2. Música que o faz lembrar de casa: Eagles – “Peaceful Easy Feeling”

Passei algum tempo em Utah, por isso tenho um pouco de sotaque, mas considero Henderson [Nevada] e Las Vegas como meu lar. Adoro o deserto, então há algumas pessoas para mim que capturaram aquela área específica, como Eagles e Fleetwood Mac e até mesmo Jackson Browne às vezes. Ouço essas coisas e simplesmente estou lá. Mas se eu tivesse que dizer uma especificamente, seria esta. Eu ouço e é tipo – eu não sei, posso apenas ver o sol se pondo em Las Vegas.

3. Música que faz pensar na primeira paixão: Tina Turner – “What’s Love Got to Do With It”

Mas minha paixão era pela Tina Turner. [risos] Isso é ruim, certo? Acho que foi o clipe.

4. Primeiro disco que comprou com o próprio dinheiro: Depeche Mode – Songs of Faith and Devotion

Minha mãe comprou algumas fitas para mim, mas consegui um emprego em um lugar chamado Taco Time em Nephi, Utah. Trabalhei lá com minha mãe e duas de minhas irmãs também trabalharam lá. Então, eu tinha 15 anos e geralmente, para comprar música, você tinha que ir para Provo, que fica a uma hora de carro, mas tínhamos uma parada de caminhões. Basicamente, Nephi era como uma parada de caminhões, era uma cidade tão pequena. Eu era fã desse tipo de coisa chiclete, o Depeche Mode bem do começo. E eu não sabia exatamente o quão obscuro eles poderiam mergulhar, e não sabia se iria gostar. Mas comprei por acho que US$5 em fita cassete no Flying J. E é uma das minhas coisas favoritas. Mais tarde, até começamos a trabalhar com Flood [também conhecido como Mark Ellis], que produziu ‘Songs’, em nosso álbum ‘Sam’s Town’.

5. Música que mudou a vida: The Cars – “Just What I Needed”

Provavelmente há tantas, mas volto a Nephi novamente, porque você é muito influenciado quando tem 12 ou 13 anos. Quer dizer, não havia nem semáforo nesta cidade, e era um grande contraste. Porque, sabe, eu era de Las Vegas. Mas aquela música foi muito legal para mim e teve um impacto tão grande. Tornou aquela cidade mais tolerável e mais legal, e isso não importava. Foi realmente profundo.

6. Primeira música que cantou em público: Oasis – “Don’t Look Back in Anger”

Eu trabalhei em um restaurante francês em Las Vegas – era no Aladdin Hotel and Casino, e agora se chama Planet Hollywood – e fizemos uma festa de Natal em um restaurante tailandês, e eles montaram um karaokê. Na verdade, essa foi a única vez que fiz karaokê.

7. Música que gosta de cantar para os filhos: The Killers – “The Cowboy’s Christmas Ball”

Cantamos músicas-tema dos shows que eles assistem: Mighty Machines, Curious George. Mas os Killers tocam uma música de Natal todos os anos para a Campanha RED do Bono, e esta última [na época] se chama ‘The Cowboy’s Christmas Ball’. Eles adoram cantar essa. Tem uma linguagem antiga muito estranha – é de um antigo poema de cowboy. Então é engraçado ouvir as crianças cantando todas essas palavras estranhas. E se estivermos no carro, se os Beatles aparecerem, eu tento explicar [as músicas] para eles, deixo-os saber que isso é mais importante do que outras coisas. Ou, tipo, ‘Este é Elvis, este é o Rei.’

8. Música que faz chorar: Kate Bush – “This Woman’s Work”

Isso simplesmente me afeta, cara. É uma das músicas mais poderosas que encontrei. Foi no ‘Ela Vai Ter Um Bebê’ [filme de John Hughes de 1988] quando eu era pequeno, e mesmo assim eu sabia, tipo, eu realmente gosto dessa música. E agora que estou mais velho, ela simplesmente fica comigo. É perfeita.

9. Música que queria ter escrito: Squeeze – “Up the Junction”

Qual é a grande música do Squeeze? ‘Pulling Mussels’? ‘Cool for Cats’? Não, não – há outra… [checa o iPhone] ‘Tempted’ ! Eu sabia disso e sabia que Jools Holland [lendário apresentador de rádio do Reino Unido] estava na banda. Mas eu tinha um rádio via satélite no meu carro e pensei: ‘Como diabos eu não conheço essa música?’ Isso foi recentemente! Agora assisti ao vídeo no YouTube e estou tão impressionado com essa música que gostaria de tê-la escrito.

10. Música que adora tocar ao vivo: The Killers – “When You Were Young”

Temos todos muito orgulho do nosso primeiro álbum, e algumas dessas músicas são loucamente ótimas. Mas há algo sobre essa que eu acho… é irreal que tenhamos conseguido fazer isso de novo. Tipo, ‘Conseguimos de novo!’. Porque havia muita pressão sobre nós, e recebo essa validação toda vez que tocamos. E isso deve ter me dado muita confiança na hora de fazer o terceiro disco e daí em diante.

11. Música que vai colocar em um Jukebox: Elvis Presley – “Suspicious Minds”

Essa me faz pensar em Las Vegas, e isso nunca é uma coisa ruim para mim.

12. Disco que as pessoas não esperam que goste: NOFX – Punk in Drublic

Eu gostava disso quando tinha 14 anos. Nunca me encaixei nessa categoria nem canto [Punk] ou seja lá o que for, mas aprecio esse ofício. Não sei se isso me influenciou, mas foi um ótimo Pop.

13. Música pela qual quer ser lembrado: The Killers – “A Dustland Fairytale”

Musicalmente e liricamente, acho que é bastante imaginativa. Fico feliz com isso.

14. Canção mais sentimental de Bruce Springsteen: “Thunder Road”

Eu tenho que dizer ‘Thunder Road’. Eu tive que subir no palco com a E Street Band e fazer a música na França, então isso sempre será algo que associo ao Boss [apelido de Bruce Springsteen], e é algo que eu aprecio. Então é essa.

15. Música para tocar no funeral: “God Be With You Till We Meet Again” (tradicional)

Não sei se tenho uma resposta espirituosa para esta pergunta. Há uma canção mórmon tradicional – não sei se é mórmon, mas é um hino que os mórmons tocam. Há um otimismo nela, e eu adoro isso. Eu não acredito que quando morrermos, é isso. É apenas uma música poderosa e lindamente escrita.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!