Jay-Z critica o Grammy
Reprodução/YouTube

Jay-Z foi premiado na categoria “Dr. Dre de Impacto Global” no Grammy e aproveitou o momento do seu discurso para fazer duras críticas à premiação.

Ao subir no palco para receber a estatueta por ser um dos artistas de maior impacto na indústria musical ao longo de 2023, o rapper e empresário alfinetou a Academia de Gravação e seus critérios de escolha dos vencedores ao lembrar que sua esposa, Beyoncé, é a artista com o maior número de prêmios do Grammy no total, mas até hoje não levou para a casa o troféu de Álbum do Ano, categoria mais importante da noite.

Acompanhado por sua filha Blue Ivy, de 12 anos, sua primogênita com Beyoncé, enquanto a cantora estava na plateia, Jay-Z iniciou seu discurso agradecendo ao rapper veterano Dr. Dre por sua contribuição no mundo da música, se mostrou honrado em receber o prêmio e, logo em seguida, soltou o verbo sobre a premiação:

Queremos que todos vocês (da Academia) acertem. Nós amamos vocês, nós amamos vocês. Queremos que vocês acertem, ou pelo menos cheguem perto de acertar. E, obviamente, é subjetivo, porque é música e é tudo baseado em opiniões, mas algumas coisas…

Eu não quero deixar essa jovem [Beyoncé] sem jeito, mas ela tem mais Grammys do que todo mundo e nunca ganhou o de ‘Álbum do Ano’. Então, pelas próprias métricas isso não faz sentido. Pense sobre isso. A maior vencedora de Grammys e nunca ganhou Álbum do Ano. Isso não funciona.

Alguns de vocês vão hoje para a casa com a sensação de terem sido roubados, e alguns foram mesmo. Outros nem pertencem à categoria. Quando eu fico nervoso eu digo a verdade. Mas fora isso, precisamos continuar aparecendo. Esqueçam o Grammy por um segundo. É apenas a vida. Você precisa ficar aparecendo. Apenas continuem marcando presença. Esqueça os Grammys. Você tem que continuar aparecendo até que eles deem a você todos os reconhecimentos que você acha que merece. Até que eles digam que você é um presidente. Até que eles te chamem de gênio. Até que eles te chamem de ‘o maior de todos os tempos’, se é que vocês me entendem. Obrigada.

Jay-Z critica Academia do Grammy ao receber prêmio

Apesar de Beyoncé já ter conquistado 32 gramofones em diversas categorias da premiação, a cantora norte-americana nunca recebeu o Grammy mais cobiçado que é o de Álbum do Ano. Sua última derrota foi na cerimônia de 2023, quando a artista e seu disco Renaissance perderam para Harry’s House, lançado por Harry Styles.

Após seu discurso inflamado, Jay-Z foi flagrado usando o gramofone que recebeu como recipiente para beber champanhe. O vídeo viralizou nas redes sociais e você pode conferir ao final da matéria.

Confira o trecho legendado do discurso de Jay-Z no vídeo abaixo ou o discurso completo, sem legenda, do rapper aqui.

 

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!