Listas

5 discos incríveis que marcaram a carreira de Bob Marley

Com uma história de vida e carreira impressionantes, Bob Marley, músico nascido no pequenino distrito de Nine Mile, Jamaica, encantou o mundo inteiro com suas canções que misturavam melodias impecáveis com causas políticas, sociais e mensagens de amor ao próximo.

Hoje, se estivesse vivo, ele estaria completando 79 anos de idade, já que faz aniversário nesse dia 06 de Fevereiro.

Advertising
Advertising

No dia 12 de Fevereiro, o filme “Bob Marley: One Love” estreia no Brasil, exclusivamente nos cinemas, contando tudo sobre a vida de um dos músicos mais icônicos de todos os tempos.

Dirigido por Reinaldo Marcus Green (“King Richard”), o longa terá Kingsley Ben-Adir no papel de Bob Marley, músico que nos deixou cedo demais aos 36 anos de idade.

Para celebrar o aniversário e a estreia do filme, o TMDQA! separou cinco álbuns memoráveis na discografia de Marley.

Vem com a gente!

Continua após o vídeo

 

Natty Dread (1974)

O sétimo disco de estúdio de Bob Marley com o The Wailers marcou um momento de muitas mudanças para o astro.

Até aqui, ele tinha Peter Tosh e Bunny Wailer como parte da banda, mas nenhum dos dois aparece no álbum.

Apesar de ser a primeira vez sem os colaboradores, Bob ainda conseguiu emplacar grandes canções e um dos maiores sucessos da sua carreira, a belíssima “No Woman, No Cry”.

No disco, a canção aparece com crédito para Vincent Ford, amigo de Bob Marley que era responsável por um restaurante popular em Trenchtown, gueto de Kingston, Jamaica, onde Marley cresceu.

A ideia era que os royalties da canção, que explodiu no mundo todo, fossem enviados para Vincent e, assim, ele pudesse seguir com a missão de oferecer comida aos necessitados.

 

Exodus (1977)

Lançado em 1977, o nono disco de estúdio de Bob Marley aposta pesado no piano, trompete e nas guitarras, e tem o verdadeiro hino “Three Little Birds” na sua tracklist.

Além disso, a faixa “One Love”, que não apenas batiza o filme como também tornou-se um verdadeiro símbolo da vida de Marley e de seus ideias, encerra o álbum sob o título de “One Love/People Get Ready”.

O nome ficou assim porque a faixa tem uma interpolação com “People Get Ready”, da banda norte-americana The Impressions.

 

Kaya (1978)

O décimo álbum de Bob Marley foi lançado em 1978 e não apenas saiu coladinho com o lendário Exodus como tem canções que foram trabalhadas e criadas nas mesmas sessões de estúdio.

Aqui, temos o hino “Is This Love” e outra favorita dos fãs, “Satisfy My Soul”.

 

Babylon By Bus (1978)

Também lançado em 1978, esse disco ao vivo registrou a turnê de Kaya com apresentações gravadas em Paris e Londres.

Um destaque da tracklist é “Punky Reggae Party”, que não foi lançada oficialmente em nenhum disco de estúdio e aqui foi apresentada por Bob Marley.

Além dela, aparecem versões ao vivo de “Stir It Up” e “Is This Love”, símbolos da carreira do músico.

 

Uprising (1980)

Uprising é o décimo segundo disco de estúdio de Bob Marley e o último lançado pelo astro em vida.

Aqui, Marley faz um verdadeiro testemunho a respeito de sua religião, o Rastafarianismo, abordando questões relacionadas a ela de forma bem direta, como em “Forever Loving Jah”.

O final do disco, inclusive, tem uma trinca poderosíssima com “Could You Be Loved”, a canção citada acima e uma das mais belas músicas já compostas por um ser humano, a genial “Redemption Song”.

Published by
Tony Aiex