Caetano no Festival Verão Salvador
Foto por Duane Carvalho/Festival de Verão Salvador

O Festival de Verão Salvador celebrou seus 25 anos de história no último final de semana, com uma edição bastante especial que reuniu artistas lendários e representantes da nova geração da música.

O evento aconteceu nos dias 27 e 28 de Janeiro, no Parque de Exposições da capital baiana e apesar do calor escaldante que acompanhou o final de semana, o público demonstrou todo o seu carinho e admiração pelos artistas que marcaram presença no festival.

Pelo segundo ano consecutivo, Zé Ricardo, vice presidente artístico do Rock in Rio e do The Town, comandou a direção artística do FV e convidou para os dois palcos do evento um time de peso incluindo nomes como Caetano Veloso, Daniela Mercury, Margareth Menezes, Seu Jorge, Mano Brown, Ivete Sangalo, Lulu Santos, Gloria Groove, Carlinhos Brown, BaianaSystem e muitos outros artistas.

O TMDQA! acompanhou de perto tudo o que rolou nos dois dias de programação e te conta a seguir um resumo das apresentações que marcaram a 25ª edição do Festival de Verão Salvador.

25 anos do Festival de Verão Salvador

Sábado: do Samba-Reggae de Carlinhos Brown e BaianaSystem ao Funk de CeeLo Green

O Festival de Verão iniciou sua programação com a Quabales Banda, grupo comandado pelo percussionista baiano Marivaldo dos Santos, que recebeu a participação especial da cantora Aila Menezes durante sua performance no Palco Cais.

Em seguida foi a vez dos amantes do Trap se aproximarem do Palco Ponte, que ficou localizado em frente ao outro palco facilitando a circulação do público e menos picos de aglomeração como acabou acontecendo no ano passado, para assistir ao show de MC Cabelinho. Por lá, o músico cantou alguns de seus maiores hits como “X1”, “Meu Mundo”, “Fogo e Gasolina” e muitos outros e ainda recebeu TZ da Coronel que apresentou algum dos seus sucessos como “Alma” e até puxou um parabéns para Cabelinho, que completou mais um ano de vida no dia seguinte.

Após a sequência de músicas de Trap o evento foi tomado pelo Pop e R&B do show de IZA, que além de encantar a todos com sua performance repleta de dança e poderosos vocais ainda recebeu a talentosíssima Liniker e juntas elas cantaram “Isn’t She Lovely” de Stevie Wonder e o sucesso “Baby 95”. No início do show, parte do público reclamou sobre o volume do microfone das artistas, mas o som parece ter sido resolvido ao longo da apresentação.

De volta ao Palco Ponte, Carlinhos Brown e BaianaSystem se uniram para um show inédito poderosíssimo em que suas musicalidades foram fundidas e marcadas pelo forte som da percussão. Considerada uma das performances de destaque da primeira noite do festival, os fãs foram embalados por clássicos do catálogo de Brown como “Maria Caipirinha”, “Abota”, “Magalenha” e hits contemporâneos do Baiana incluindo “Sulamericano, “Lucro”, “Forasteiro”, que fizeram o público abrir as famosas rodas ao longo do show.

O grupo aproveitou o espaço do show para pedir justiça pelo povo Pataxó Hãhãhãe, após a indígena Maria Fátima Muniz de Andrade ser morta e o cacique Nailton Muniz Pataxó, baleado, em Potiraguá, no sul da Bahia. O pronunciamento dos músicos foi feito através de imagens exibidas no telão do show.

A primeira noite do Festival de Verão Salvador também foi tomada por muito Axé. Começando pela rainha Ivete Sangalo – única artista a ter participado de todas as edições do evento – com seu show “A Bahia é um Luxo” no Palco Cais, onde a cantora apresentou alguns de seus maiores sucessos, começando pelo atual hit “Macetando”, parceria com Ludmilla e que é sua aposta para o Carnaval, e também “Cria da Ivete”, “O mundo vai”, “Poeira” e muitas outras faixas.

Em seguida, Bell Marques, ex-vocalista do Chiclete com Banana, transformou a multidão em verdadeiros foliões que saíram do chão ao som de seus clássicos como “100% você”, “Não Vou Chorar” e ainda ao som de “Amor Perfeito” que contou com a participação especial de Claudia Leitte.

Já na madrugada de domingo (28), a penúltima apresentação foi comandada pela única atração internacional desta edição: CeeLo Green. O artista norte-americano chegou repleto de carisma e arriscando umas palavras em português para um show com muito Soul, Funk, Rap e R&B.

Além dos seus maiores hits “Crazy” e “Fuck You” que levaram boa parte do público à loucura, o músico apresentou um repertório eclético com versões de grandes hinos como “Smells Like Teen Spirit” do Nirvana, “Jump” do Van Halen, “September” do Earth, Wind & Fire e ainda homenageou a Bahia ao segurar uma bandeira do estado enquanto capoeiristas se apresentavam no palco ao som de “Magalenha”, composição de Carlinhos Brown, que ficou conhecida na voz de Sérgio Mendes e Brown.

Encerrando o primeiro dia do Festival, o rapper baiano Baco Exu do Blues entoou canções marcantes de sua carreira como “20 ligações”, “Abre Caminho”, “Samba in Paris” e após a participação de Márcio Vitor, cantor do Psirico, ainda incluiu versões de pagodão dos sucessos “Te Amo Disgraça” e “Flamingos”.

Domingo: da Potência de Daniela Mercury com o Ilê Aiyê ao show intimista de Caetano Veloso

Depois dos shows incríveis do primeiro dia, o Festival de Verão Salvador continuou celebrando seus 25 anos com muitos encontros especiais e apresentações históricas. Com cerca de uma hora de atraso, o grupo baiano ÁTTOOXXÁ subiu no Palco Ponte fazendo o público, que aproveitou o domingo para chegar cedo ao evento, vibrar com suas músicas contagiantes que apresentam a sintonia perfeita entre o pagodão baiano e a música eletrônica.

Já o segundo show foi comandado pela sensacional Gloria Groove, que abusou das danças e performances teatrais ao lado de seus dançarinos. Além de fazer todo mundo dançar com seus hits “Vermelho”, Leilão”, “Bumbum de Ouro” e soltar a voz com o medley gravado no Lud Sessions com Ludmilla, a maravilhosa drag queen ainda recebeu o lendário Perícles no palco e mostrou uma conexão impressionante ao interpretarem juntos faixas como “Até o Sol Quis Ver” (Exaltasamba), “Overjoyed” (Stevie Wonder), “Anjo” (Roupa Nova) e outro sucessos.

Outro ex-integrante do Exaltasamba também marcou presença no FV. Estamos falando de Thiaguinho, que fez sua estreia no festival de Salvador com um repertório de hit seguido por hit. O artista fez todo mundo cair no pagodinho ao ouvir suas músicas e ainda complementou sua apresentação com a participação especial de Maria Rita. Juntos os artistas embalaram o público com grandes clássicos como “Cara Valente” e “Fascinação”, música que era interpretada pela saudosa Elis Regina, além de releituras de “Vou Festejar”, de Jorge Aragão e “Conselho”, de Almir Guineto.

E para os amantes da MPB, o show que tomou conta do Palco Cais após Thiaguinho era um dos mais esperados da noite. Lulu Santos veio com tudo! Acompanhado por uma talentosa banda e um belíssimo cenário, o músico fez o público cantar a plenos pulmões músicas que são verdadeiros hinos de sua carreira e ainda emocionou muitos fãs que estavam na multidão.

Faixas como “Toda Forma de Amor”, “O Último Romântico”, “Tempos Modernos”, “Apenas Mais um da Amor”, não ficaram de fora do repertório do músico e tornando a apresentação ainda mais especial, Lulu contou com seu amigo de longa data Gabriel o Pensador para dividir os vocais em canções como “Astronauta” e “Cachimbo da Paz I” e “Cachimbo da Paz II” e mais.

Em seguida, o Festival de Verão Salvador presenciou um verdadeiro espetáculo no Palco Ponte. Daniela Mercury comandou um show histórico onde revisitou seus grandes sucessos como “Macunaíma”, “Ilê Pérola Negra (O Canto do Negro)”, “O Canto da Cidade” e muitos outros durante uma homenagem à resistência do Ilê Aiyê, o primeiro bloco afro de Salvador, que está completando 50 anos em 2024.

O show eletrizante repleto de tambores, cores fortes e danças, fez o público se arrepiar com tanta potência em um só lugar. Além da banda do Ilê e das Deusas do Ébano marcarem presença no palco, o show ainda recebeu a ministra da cultura Margareth Menezes para uma participação mais do que especial, apresentando outros clássicos como “Faraó”, “Negrume da Noite”, “Raça Negra” e mais.

A música baiana continuou a ser celebrada, mas desta vez através do show de Léo Santana, que é considerado atualmente um dos maiores fenômenos do pagodão. O artista fez todo mundo balançar ao som de suas músicas que fazem todo mundo pensar no verão o ano inteiro e aprender coreografias assim como na época do auge do É O Tchan.

No meio do seu show, Léo convocou Luísa Sonza para se unir a ele e juntos cantaram sua colaboração de 2020, “século 21”, na sequência, o cantor deixou o palco com Luísa que apresentou alguns de seus hits antes de encerrar sua participação com “MODO TURBO” relembrando um momento icônico do seu show da edição passada do festival.

Reforçando que o segundo dia do Festival de Verão foi realmente um dia de muitas emoções, o aguardadíssimo momento do show de Caetano Veloso enfim chegou. E não era qualquer show que a lenda da música ia apresentar, o músico baiano presenteou os fãs com a belíssima apresentação do emblemático disco Transa, que completou 50 anos em 2022 e foi apresentado em raras ocasiões no último ano.

Além de tocar o álbum na íntegra e contar com as participações de participações de Jards Macalé, Tutty Moreno e Áureo de Souza – integrantes originais da banda responsável pelos arranjos e a sonoridade do Transa -, Caetano foi acompanhado pelo coro dos fãs ao cantar faixas como “You Don’t Know Me” e “Nine Out Of Ten”. O músico ainda incluiu no repertório outras grandes sucessos como “Araçá Azul”, “Maria Bethânia”, “Irene”, “London London” e “Sem Samba Não Dá” que também emocionaram o público.

Já na madrugada de segunda (29), o penúltimo show do festival ficou por conta do icônico Seu Jorge. O músico carioca fez todo mundo cantar seus maiores hits incluindo “Mina do Condomínio”, “Quem Não Quer Sou Eu”, “Carolina” em um show super animado que ainda teve a presença do lenda do Rap Nacional, Mano Brown.

Ao lado de Seu Jorge, o líder dos Racionais MCs tocou quatro faixas de seu carreira, “Negro Drama”, “Dance Dance”, “Louis Lane” e “Jesus Chorou” e foi acompanhado em praticamente todas pelo cantor de MPB. Mesmo em plena madrugada de um dia útil, foi mais um show bastante aclamado pelo público.

E depois de ter começado a 25ª edição do Festival de Verão com o Trap do MC Cabelinho, o evento encerrou sua programação de 2024 novamente com o subgênero do Rap. Dessa vez representado por Teto, músico de Jacobina interior da Bahia radicado em São Paulo, que realizou um sonho de se apresentar no tradicional festival da capital baiana.

O artista preparou um show especial com uma banda formada apenas por músicos baianos e apresentou hits como “Minha Vida é um Filme”, “Dia Azul”, “Fim de Semana no Rio” incluindo elementos de percussão, guitarra e bateria nas novas versões de suas músicas e ainda tocou um trecho da inédita “Zum Zum Zum”.

Teto ainda teve a oportunidade de convidar para o palco seu ídolo e importante companheiro Matuê – trapper responsável por lançar Teto na cena nacional do Trap através de seu selo 30PRAUM. Juntos eles cantaram “Vampiro” e “M4” e fecharam o evento com um show eletrizante que, mesmo de madrugada, ainda reuniu muitas pessoas na arena do festival.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!