Kurt Cobain e Dave Grohl
Foto via Wikimedia Commons

Processar a morte de uma pessoa próxima é algo que, sem dúvidas, desafia muitos de nós ao longo da vida. No caso de Dave Grohl, o músico teve que lidar com uma situação ainda mais complexa do que muitos imaginam quando se trata de Kurt Cobain, seu amigo e parceiro de banda no Nirvana.

É claro que todos sabem da tragédia envolvendo Kurt em 1994 mas, em entrevista de 2019, Dave falou sobre o fato de ter recebido a notícia do falecimento de Cobain muito antes dele efetivamente acontecer. Ele explicou:

Uma coisa realmente esquisita é que, antes do Kurt morrer, ele teve uma overdose quando nós estávamos em uma turnê, e eu já tinha voltado pra casa e ele estava na Europa. E alguém me ligou e me disse que ele tinha morrido. E eu imediatamente enlouqueci e foi um desastre completo. Eu fiquei chorando e perdi a cabeça. E cinco minutos depois, me ligaram de novo e falaram, ‘Na verdade, ele não está morto’.

Então, esse foi o melhor dia da minha vida, porque ele estava bem! Mas eu estava tão confuso, tipo, emocionalmente eu estava tipo, ‘Meu Deus, o que eu estou sentindo agora? Cinco minutos atrás eu pensava que ele estava morto, e agora ele está vivo’.

Em seguida, Dave complementou falando sobre sua reação quando Kurt efetivamente nos deixou e como toda essa situação acabou mexendo com sua forma de lidar com a perda, revelando inclusive que, até aquele momento, não havia terminado de processar todos os sentimentos envolvidos em tudo isso:

Quando ele realmente morreu, eu passei por uma confusão emocional muito louca. Aquilo foi muito, muito estranho. Até hoje, eu não sei se a ficha já caiu. Tipo, isso foi muito tempo atrás e eu já falei sobre isso, já pensei sobre isso, sofri muito por isso, mas, é, eu não acho que tenha nenhum tipo de roteiro para isso. Eu acho que cada pessoa reage de uma maneira diferente e está tudo bem se você passar por momentos em que você sente vergonha de não sentir mais as coisas. Eu não necessariamente acho que você deva, eu acho que é o que é, mas vai te atingir eventualmente.

O luto realmente é um processo muito particular! Você pode relembrar a fala de Dave Grohl na íntegra pelo vídeo abaixo, com legendas em português.

Dave Grohl falando sobre a morte de Kurt Cobain em 2019

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!