Músico de Rock, roqueiro
Foto stock via Shutterstock

O quanto o seu gosto musical mudou nos últimos sete anos? Se considerarmos a evolução do ranking de gêneros mais ouvidos no Spotify, parece que o mundo da música girou muito desde 2016 – e acabou trazendo o Rock de volta para bem perto do topo.

O portal The Pudding mergulhou no banco de dados da plataforma de streaming, que desde 2016 rastreia mais de 6 mil estilos musicais, e chegou a conclusões pra lá de interessantes sobre o crescimento de popularidade de alguns deles.

Em 2016, a lista de estilos mais ouvidos era dominada por várias vertentes da mesma palavra: Pop. Tinha Dance Pop, Pop Rap, Pop Rock e até “Post-Teen Pop”, além de gêneros tradicionais como R&B, Folk e Trap.

O Rock também estava lá, é claro, mas não tão bem quanto no ranking de 2023. Antes o estilo estava em quinto lugar, e agora subiu ao pódio na terceira posição, atrás apenas do Pop e do Rap. Mais atrás aparecem gêneros relacionados como Modern Rock e Metal Alternativo, que “roubaram” os lugares do Rock Alternativo Rap Rock.

Quais os gêneros musicais mais populares no Spotify em 2023?

Na verdade, exceção feita a essas primeiras posições, quase nada está parecido com a lista de sete anos atrás: 17 dos 25 gêneros mais ouvidos em 2023 não estavam sequer no Top 25 de 2016.

Isso se deve à expansão do Spotify para mais países da América Latina e da Ásia, parcela que saltou de 26% para 51% de todos os usuários. A Índia, por exemplo, só teve acesso à plataforma a partir de 2019, e a Coreia do Sul em 2021.

Com isso, o ranking de gêneros mais ouvidos atualmente tem Urbano Latino, Trap Latino, Reggaeton e Latin Pop entre as primeiras posições, além de representantes da força do cinema indiano como Modern Bollywood e Filmi.

O K-Pop, no entanto, foi o estilo que mais ganhou desde 2016, saltando da 283ª posição para a 17ª. O Reggaeton também teve um crescimento impressionante, de 68º para 7º, e ambos estão à frente de tags fortíssimas como R&B e EDM.

Veja abaixo a pesquisa completa feita pelo The Pudding.

LEIA TAMBÉM: As 10 músicas mais ouvidas na história do Spotify

 

View this post on Instagram

 

A post shared by The Pudding (@the.pudding)

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!